Anime Mini-Reviews TV TV

One Piece – Oden flashback – Arco do País de Wano

One Piece Oden

CONTÉM SPOILERS DE ONE PIECE!

“Oden Wouldn’t Be Oden If It Wasn’t Boiled”

Existe uma razão pela qual One Piece está em exibição desde 1999, estando em breve a atingir o episódio 1000, contando com mais de 14 filmes, tendo já ultrapassado o capítulo 1000 na manga (publicada pela Shueisha) e cujas vendas do formato literário batem recordes todos os anos. Em certos locais do mundo a popularidade de One Piece ultrapassa a de Dragon Ball, o rei dos animes no Ocidente. O grande culpado deste sucesso é sem dúvida o criador Eiichiro Oda.

A verdade é que os fãs não se cansam da inacreditável saga do capitão pirata elástico, Monkey D. Luffy, e da sua busca contínua para se tornar o próximo Rei dos Piratas. Para além de divertido, emotivo e inspirador, este shōnen tem um dos mais detalhados desenvolvimentos das suas personagens e uma narrativa tão completa, que às vezes até parece de outro mundo.

Obviamente que também ajuda à continuação do anime que o estúdio da Toei Animation esteja em constante atualização, mantendo a sua animação moderna com desenhos impressionantes e cenas cativantes. A sua exibição original está ao encargo da Funimation e por cá podemos assistir através do Crunchyroll.

One Piece Oden

Neste momento o anime encontra-se no Arco do País de Wano, este é o trigésimo primeiro arco de história da série e o quarto da Saga dos Quatro Imperadores de One Piece, continuando do Arco de Levely.

Após dois Atos neste Arco (do episódio 890 ao 958), onde assistimos à reunião da aliança Ninja-Pirata-Mink-Samurai no País de Wano e aos preparativos para a batalha contra o imperador Kaidou e os Piratas das Feras, chegamos a um dos mais esperados momentos deste arco que seria a história de Kozuki Oden.

Entre os episódios 960 até ao 976 assistimos à épica, mas trágica saga de Kozuki Oden. Oden, o lendário samurai da terra de Wano, com a aparência de Son Goku e nome de comida tal qual Naruto. Acompanhamos os seus laços com o País de Wano, até virar daimyo de Kuri, e quando decide partir para o mar e conhecer o mundo fora de Wano. Assistimos à criação do imponente grupo de samurais lendários e poderosos, os Nine Red Scabbards, liderados por Oden e que são também os seus aliados mais confiáveis. Nos 5 anos da vida de Oden em que ele vira pirata, passou pela tripulação de Whitebeard e de Gol D. Roger, conheceu e apaixonou-se por Toki, teve os seus dois filhos Momonosuke e Hiyori, e encontrou o tesouro de Joy Boy em Laugh Tale, para só depois regressar a casa com o objetivo de abrir as fronteiras de Wano.

Hiroya Ishimaru dá a voz a Kozuki Oden e contamos com as aberturas: “Super Powers” de V6, “OVER THE TOP” de Hiroshi Kitadani e “DREAMIN’ ON” de Da-iCE.

Na próxima episódio, o 977, ao voltamos ao 3º Ato de Wano estamos entusiasmados para ver o ataque da Aliança a Onigashima para derrubar as forças aliadas de Kaido e Big Mom. O climax do arco de Wano está quase a chegar!

One Piece Oden

O MELHOR:

Desde os primórdios do anime que os samurais de Wano são referidos como guerreiros incríveis e a sua terra como algo saído de um livro de fantasias. Wano é a representação do verdadeiro espirito japonês em One Piece, assim como dos problemas da industrialização, a invasão estrangeira e a arrogância do individualismo e das fronteiras fechadas. Mas é também um país de extremas belezas, rica cultura e tradições merecedoras de serem preservadas, assim como é o lar de um povo lutador e resiliente, com pessoas de valores e integridade.

Ao longo de episódios anteriores fomos conhecendo alguns samurais de Wano como Kin’emon, Kanjuro e os minks Inuarashi e Nekomamushi. No entanto, o mais lendário e misterioso dos samurais, o herdeiro do shogun, aquele que foi um comandante dos piratas de Whitebeard, o pirata que navegou lado a lado a Gol D. Roger e que com ele chegou a Laugh Tale, o único homem a ter cortado Kaidou… Kozuki Oden quase que parecia uma criatura mitológica.

Oden é o coração de tudo de positivo que existe em Wano e também do desejo de evolução e integração no mundo moderno. A saga dele é recheada de momentos de fan-service, preenche espaços de pedaços da História que tinham sido deixados à nossa imaginação, explora o passado de personagens lendárias e agracia-nos com lutas extraordinárias. Dentro de todo um mini-Ato forte, podemos destacar a viagem com Gol D. Roger, pois é sempre pouco o que sabemos do antigo Rei dos Piratas, e a luta dos Nine Red Scabbards contra os Piratas das Feras – a cena de Oden a cortar Kaidou ficará gravada na mente dos fãs até chegarmos ao presente e assistirmos a outro espadachim (Zoro está é para ti) a provavelmente fazer o mesmo feito ou mesmo a superá-lo!

A transformação do marginal e conflituoso samurai até ao herói e mártir de Wano é uma jornada de uma Idade de Ouro, que dá ainda mais peso ás ações da Nova Geração de Piratas.

One Piece Oden

O PIOR:

A expectativa para os flashbacks de Oden era elevadíssima, uma vez que contaria com a presença de três das maiores personagens da época de Ouro dos Piratas – Oden, Whitebeard e Gol D. Roger. Na manga este enredo ocorre em pouco mais de 10 capítulos, deixando bastante espaço para explorar, pelo que a equipa de produção do anime, com autorização de Oda, decidiu adicionar conteúdo extra, que afirmam ser uma prenda tanto para fãs como para os criadores. Este mini Ato em nada desilude e apesar de ainda faltar para terminar o Arco de Wano, com certeza que este já é um dos pontos altos estabelecidos. Podemos sentir a falta da tripulação de Luffy e os seus nakamas, mas o entretenimento é mais que suficiente para compensar esse fato.

One Piece Oden

O mini-Ato de flashback da história de Oden cumpre as expectativas, tornando-se um dos pros do arco do País de Wano. A, até aqui, misteriosa personagem de Kozuki Oden passa agora a ser a favorita para muitos fãs de One Piece e para todos será um lendário samurai inesquecível.

Estado da Série: RENOVADA

Leiam outras Mini-Reviews de Anime aqui.

0 80 100 1

80%
Average Rating

O mini-Ato de flashback da história de Oden cumpre as expectativas, tornando-se um dos pros do arco do País de Wano. A, até aqui, misteriosa personagem de Kozuki Oden passa agora a ser a favorita para muitos fãs de One Piece e para todos será um lendário samurai inesquecível.

  • 80%

Comments