Cinema Críticas

Crítica: Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal (2021)

Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE GEKIJOUBAN BISHOUJO SENSHI SAILOR MOON ETERNAL!!!

A indústria da animação japonesa está jorrada de imensos géneros que fazem o deleite dos fãs. Dentro dos géneros já habituais dentre de uma perspetiva cinematográfica – romance, ação, aventura, terror, thriller, etc – juntam-se outros géneros já específicos da indústria, tais como shonen, isekai, ecchi, entre tantos outros. Um dos géneros populares é o género magical girl, que implica precisamente o que se encontra descrito. E uma das séries que colocou esse género no patamar é, sem dúvida, Sailor Moon – conhecida por estes lados como As Navegantes da Lua. Esta revelou-se como uma série deveras popular durante décadas, encontrando-se lado-a-lado de “pesos pesados” da época como Dragon Ball ou One Piece. E não foi há tanto tempo que este universo foi revisitado com Sailor Moon Crystal, uma série que não só serve de remake do original, como também revela uma atualização moderna em termos visuais e uma maior fidelidade ao material em que a série se inspira. Pois bem, depois de um “fim” que deixou muitas questões pendentes, eis que as heroínas regressam com este Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal, o primeiro filme da saga a regressar para o grande ecrã no Japão (ou através da Netflix para os mercados internacionais).

Servindo como uma “quarta temporada” da série, Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal adapta o Dream arc, arrancado quando um grupo denominado Dead Moon Circus chega a Juban para espalhar o terror, incitando uma regresso das Sailors ao ativo. Ao mesmo tempo, Usagi e Chibiusa recebem um pedido de ajuda de um Pégaso denominado Helios, que se encontra em perigo de vida.

Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal Crítica de Cinema

Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal é, para todos os efeitos e circunstâncias, uma continuação canónica dos eventos retratados em Crystal. Dito isto, se tiverem um conhecimento geral do conceito da série e de algumas personagens, com certeza que poderão tirar um maior proveito do que o filme tem para oferecer. Há que ressaltar, no entanto, que terem visto a série mais recente trará uma melhor experiência, considerando que existem claras diferentes entre a versão moderna e a original.

Independentemente de qual versão possam ter visto, Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal foi claramente pensado para os fãs, agraciando-os com vários momentos de fan service, inclusive as famosas cenas de transformações (complementadas com as famosas poses) e os one-liners do costume. E isto sem mencionar o facto de, de uma forma um tanto ou quanto geral, os elementos já familiares da saga continuarem em força.

Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal Crítica de Cinema

No entanto, e com a divisão em duas partes distintas, fica mais do que claro que a primeira parte revela-se como o ponto mais fraco do filme, uma vez que se encontra restringido pelo sistema do monster of the week. Sendo justo, este sistema acaba por dar o destaque merecido às restantes Sailors que habitam este universo; no entanto, é um sistema que acaba por não trazer bons resultados quando se tenta transpor um sistema já enraizado num formato episódico para uma película de longa duração. Felizmente, esses problemas acabam por desaparecer quando a segunda parte do filme dá início, trazendo momentos cada vez mais épicos e mostrando aquilo que Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal é realmente capaz de fazer e demonstrar.

De uma forma geral, Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal é um filme que qualquer fã que se preze de Sailor Moon estava à espera. Além de manter o aspeto visual atualizado que Crystal proporcionou na década passada, também dá mais às suas personagens para fazer. É claro que, se forem fãs desta propriedade, certamente ficarão melhor servidos com o filme.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: Pretty Guardian Sailor Moon Eternal – O Filme

Título Original: Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal

Realização: Chiaki Kon

Elenco: Kotono Mitsuishi, Misato Fukuen, Shizuka Itô, Hisako Kanemoto, Ami Koshimizu, Ai Maeda, Yoshitsugu Matsuoka, Nanao, Rina Satô, Sayaka Ôhara

Duração: 160 minutos

Trailer | Gekijouban Bishoujo Senshi Sailor Moon Eternal

Comments