Mini-Reviews TV TV

Home Before Dark – Season Finale – 2ª Temporada

Home Before Dark Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE HOME BEFORE DARK!

Uma das maiores (e mais adoráveis) surpresas do ano passado foi a produção da AppleTV+ Home Before Dark, onde acompanhamos a jovem e intrépida jornalista de investigação Hilde Lisko, que ajuda o seu pai a resolver alguns dos crimes mais mirabolantes da sua cidade. Ela regressa numa nova temporada, onde as suas alianças são postas em causa, uma tragédia emocional abate-se e um novo crime paira no horizonte, enquanto a busca pelo desaparecido há anos Richie continua. Home Before Dark regressa em muito boa forma, mantendo os elementos que a tornam tão especial de volta, ainda que precise de não ser tão ambiciosa para permanecer com um pouco mais de credibilidade.

Home Before Dark Season Finale
(!) ALL IMAGES ARE PROPERTY OF APPLETV

O MELHOR:

Home Before Dark tem um trio formidável de jovens atores que são tão encantadores quanto são carismáticos nas suas aventuras.

Brooklynn Prince, Jibrail Nantambu e Deric McCabe são absolutamente adoráveis e conduzem os momentos com uma doçura que nos faz ficar instantaneamente colados ao ecrã. É também na forma como a série interliga as suas personagens, que sentimos um florescer no argumento, deixando a temática respirar e não negligenciando nenhuma delas. Apesar de não ser propriamente fã de Jim Sturgess, em Home Before Dark ele parece ter encontrado a sua zona de conforto, sendo um elemento fulcral no despoletar da ação e que funciona como ponte para a componente familiar de Hilde nos deixar derretidos e ansiosos por futuras aventuras. Os mistérios desta segunda temporada também têm algum charme, ainda que a equipa de argumentistas se torne demasiado ambiciosa com o plano que traçam… mas já lá vamos.

Esta aposta televisiva da Apple, que inclui diversos géneros em si e nos cativa por deixar as personagens tomar as rédeas da narrativa, faz com que Home Before Dark seja rico em desenvolvimentos e, mais importante do que tudo, que sabe utilizar a seu favor os seus maiores (e melhores) atributos, mesmo num cenário em que a própria história não consegue florescer da forma surpreendente que pretende. Isto significa que há um carinho muito próprio dos envolvidos da série em querer mostrar que há conteúdo jovem que ainda tem qualidade e que sabe navegar nas linhas ardilosas entre o tipo de violência permitido para um público-alvo diversificado. A verdade é que esta segunda temporada ganha muito por dar tempo de antena a quase todas as personagens, utilizando-as de forma funcional e quase nunca ornamental, tornando o cenário familiar para o espectador.

Mas, como referido acima, há certas arestas que precisam de ser limadas, de forma a acompanhar o amadurecimento das personagens e da própria equipa de argumentistas.

Home Before Dark Season Finale
(!) ALL IMAGES ARE PROPERTY OF APPLETV

O PIOR:

Embora esteja dentro da linha do seu começo, Home Before Dark sofre com as ambições dos argumentistas em criar um enredo de twists onde o espectador fica abismado com o resultado dos casos que Hilde tenta resolver. O problema?

O problema é que estamos a lidar com crianças pequenas e há limites a ter de respeitar no que toca a conhecimentos de áreas específicas, das quais elas estarão certamente alheias. Se Home Before Dark simplificasse o caso desta temporada conseguiria ser ainda mais realista e mais acutilante, mas o pretensiosismo tomou as rédeas a certa altura, deixando-nos um pouco céticos em relação à forma como o mesmo é desvendado. Claro que este elemento é incutido para efeitos dramáticos e de entretenimento, mas há opções que devem ser tomadas em prole do realismo e não do quão inteligente é Hilde, a sua família e os seus compinchas.

Mesmo que isto não prejudique a longo prazo a génese da série, o episódio final acaba por perder um pouco de força e, honestamente, não seria necessário dar uma continuação, porque acabaria de forma bonita, mesmo com os exageros que contém. Ainda assim, Home Before Dark, caso receba renovação, não é um daqueles casos que nos incomodará, já que a sua fórmula é cativante e o crescimento das personagens tem sido extremamente envolvente e voltar a ver todos estes atores, em especial, os mais pequenos, é sempre um prazer.

A série chega ao serviço de streaming da AppleTV+ no dia 11 deste mês.

Home Before Dark Season Finale
(!) ALL IMAGES ARE PROPERTY OF APPLETV

Estado da Série: STAND-BY

Leiam a nossa Mini-Review anterior de Home Before Dark aqui.

0 80 100 1
80%
Average Rating

Home Before Dark continua a ser uma das melhores apostas da AppleTV+, com um desenvolvimento de personagens soberbo, mesmo que caia nalguns exageros (e ambições) desnecessários em torno dos mistérios que quer resolver.

  • 80%

Comments