Mini-Reviews TV TV

China: Nature’s Ancient Kingdom – Series Finale – 1ª Temporada

China Ancient Kingdom Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE CHINA: NATURE’S ANCIENT KINGDOM!

A BBC tem andado low profile com os recentes avanços da Netflix e com Sir David Attenborough constantemente ocupado, há que recorrer a outros meios. O seu mais recente registo documental está dividido em três episódios e recupera a nostalgia de The Hidden Kingdoms of China. Vanessa Kirby, nomeada recentemente ao Óscar da Academia por Pieces of a Woman, é a anfitriã e somos levados por um projeto ambicioso do país mais populoso do planeta que, embora contenha em si muitos problemas ecológicos, decidiu criar dez novos parques naturais para proteger algumas das suas espécies mais ameaçadas. O resultado? Um documentário brando, que apesar de ter imagens belas, acaba por ser muito superficial na sua abordagem.

China Ancient Kingdom Series Finale

O MELHOR:

Como qualquer outra produção da BBC, China: Nature’s Ancient Kingdom tem imagens belíssimas.

O trabalho técnico é soberbo e nota-se uma ambição bonita de querer enaltecer alguns dos diversificados cenários que o país dispõe, com uma variedade de habitats interessante e alguns focos nas comunidades que tentam proteger estes poucos parques selvagens. E Kirby é uma narradora intimista, envolvente, que consegue proporcionar uma viagem de sonho com o seu tom pausado e voz doce. A banda-sonora é também fabulosa, ainda que não consiga salvar este China: Nature’s Ancient Kingdom de fraquejar em aspetos fulcrais, já que três episódios sabem a pouco para retratar um país tão enorme e diversificado.

Mas, acima de qualquer outro aspeto, China: Nature’s Ancient Kingdom é um registo que demonstra uma tecnicidade incrível, com imagens paisagísticas amplas, espécies variadas e uma realização muito relaxante que nos faz ter uma visão diferente da atual da China.

China Ancient Kingdom Series Finale

O PIOR:

Infelizmente, China: Nature’s Anciente Kingdom é demasiado superficial.

A duração de três episódios não chega para abranger tudo aquilo que o espectador tem curiosidade, para além de as espécies que desvenda serem abordadas de forma rápida e com pouca informação. É também um problema o ritmo apressado que, de alguma forma, faz com que a montagem não consiga criar um envolvimento muito forte do espectador com aquilo que vai vendo. Tudo parece uma colagem rápida de imagens, com as espécies a serem brevemente resumidas, e de atenção desnivelada durante os episódios. Com tanto para falar sobre o meio natural dos diferentes paraísos de vida selvagem chinesa, China: Nature’s Ancient Kingdom assume-se como algo muito básico e sem grande força, que acaba por ser mais prazenteiro e leve do que, de facto, deveria ser.

No entanto, não deixa de possuir imagens belíssimas, com uma direção de fotografia fabulosa, o que já é hábito nas produções da BBC. Mesmo não sendo algo magnífico, certamente irá, pelo menos, satisfazer os amantes deste registo documental que cada vez é mais escasso.

China Ancient Kingdom Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 57 100 1

57%
Average Rating

O novo documentário sobre a China da BBC tem imagens excelentes, que capta a essência deste género tão especial de televisão, mas é extremamente curto e superficial, funcionando como entretenimento básico e sem grande esforço.

  • 57%

Comments