Anime TV

Eden – Series Finale – 1ª Temporada

Eden series finale

PODE CONTER SPOILERS DE EDEN!!!

Não é um grande segredo que a Netflix está a investir na área de anime, trazendo, com uma certa regularidade, algumas séries originais ou novas versões de propriedades já conhecidas, com sucesso um tanto ou quanto relativo. Ainda assim, começa a notar-se numa espécie de padrão, com algumas séries promissoras aqui e acolá, mas com pouquíssimas a causarem um claro impacto. Eden é um desses casos.

Criado por Justin Leach, que trabalhou durante anos para a Blue Sky, realizado por Yasuhiro Irie (Fullmetal Alchemist Brotherhood) e escrito por Kimiko UenoEden toma lugar milhares de anos no futuro, quando a humanidade desapareceu e deixou robôs para cuidar do planeta. Dois desses robôs, A37 (Kyôko Hikami) e E92 (Kentarô Itô), dão de caras com uma cápsula de hibernação que contém uma criança, Sara Grace (Marika Kôno). Receando pela segurança da criança, os dois robôs acolhem-na como uma filha para eles. No entanto, quando o líder dos robôs, Zero (Kôichi Yamadera), começa a caçar Sara, esta terá de deixar o conforto dos seus pais adotivos e descobrir a verdade por detrás do desaparecimento da humanidade.

Eden series finale

O MELHOR:

Eden pode muito bem vir a ser uma das séries mais adoráveis que a Netflix já apresentou até agora.

Utilizando um misto entre cenários em animação 2D e modelos em 3D, a série é diferente do que se poderia esperar dentro do género pós-apocalíptico. Longe estão as cores saturadas ou acinzentadas deste género em particular; em vez disso, existe aqui uma palete de cores vibrantes e calorosas, como se o mundo aqui presente se tratasse de uma verdadeira utopia. Ajuda que o design das personagens, especificamente os robôs presentes, também tenha a sua boa dose de charme. E claro está, existe a questão da fluidez da animação, algo que é bastante raro dentro deste género da animação japonesa. Podemos ver os momentos de forma natural, e as expressões que Sara exibe também ilustram o cuidado que a equipa técnica demonstrou ao construir este mundo.

Eden series finale

O PIOR:

Qualquer potencial que Eden pudesse ter acaba por ser desperdiçada graças à sua curtíssima duração.

Constituída por quatro meros episódios, a série move-se a um ritmo frenético. Embora isto permita dar um bom avanço para a narrativa, simplesmente não deixa muito espaço de manobra para apreciarmos as paisagens com que somos presenteados. Já para não falar de a própria narrativa não saber ao certo que tipo de história pretende contar. Por um lado, temos o trajeto de Sara, que pretende descobrir a verdade sobre o desaparecimento dos humanos, além de se questionar sobre o seu lugar no mundo. Mas por outro, temos direito a um mistério que, por mais aliciante que possa parecer, não deixa de ser inconsistente em termos de tom.

E com este ritmo frenético, não passamos tanto tempo com os personagens de forma a podermos estabelecer laços com eles, um must dentro do género de anime. Com o ritmo acelerado e a curta duração, acabamos por não saber muito das motivações de Sara ou dos seus pais adotivos. Zero, que serve de antagonista da série, também exibe esses problemas, revelando um design intimidante, mas pouco ou nada sobre o seu ponto de vista sobre o perigo que a humanidade representa. Isto é melhorado ligeiramente quando aprendemos mais sobre ele, mas pouco ou nada adianta.

Eden series finale

Portanto, Eden acaba por ser uma surpresa visual para a Netflix, oferecendo um mundo pós-apocalíptico diferente àqueles a que estamos habituados. Apesar deste sucesso visual, uma narrativa sem uma identidade vincada e uma curtíssima duração acabam por desperdiçar o potencial que a série pudesse vir a ter.

Podem ler sobre outras Animes aqui.

Estado da série: TERMINADA

0 60 100 1
60%
Average Rating

Eden pode ser uma das séries de anime mais visualmente apelativas que a Netflix já nos ofereceu, mas a sua curta duração e ritmo acelerado acabam por desperdiçar todo o seu potencial.

  • 60%

Comments