Mini-Reviews TV TV

This is Us – Season Finale – 5ª Temporada

This is Us Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE THIS IS US!

A série mais adorável do planeta (ou, pelo menos, já foi a mais), regressa para mais uma temporada de muito drama, muitas questões humanas e com uma pandemia que condiciona as interações entre os irmãos Randall, Kevin e Kate. Enquanto Randall continua à procura de alguém que consiga resolver os seus problemas identitários, para além de se lançar numa busca pela sua mãe biológica, já Kevin inicia um novo ciclo na sua vida: construir uma família ao lado de Madison, que está grávida do mesmo. Noutro prisma, Kate continua a tentar fechar algumas janelas abertas da sua vida, ao passo que avalia a sua relação com Toby. This is Us está finalmente a chegar ao fim, sendo esta a sua penúltima temporada. Infelizmente, é uma série que se prolongou demasiado e comprometeu a longo prazo a sua força humana e de valores genuínos.

This is Us Season Finale

O MELHOR:

Apesar de entrar num ciclo vicioso de reciclagem de problemas das personagens, entre tantas outras falhas, This is Us ainda possui uma doçura muito especial no tratamento de alguns temas.

Sterling K. Brown continua a brilhar no seu papel, e a sua linha de história acaba por ganhar força quando se foca na sua demanda por respostas para tentar encontrar um propósito para a sua existência. Para além disso, é nos episódios em que procura a sua mãe biológica, que This is Us recupera um sentido de justiça tremendo, focando-se em temáticas sociais muito relevantes nos dias que correm, apoiando-se numa melhoria que a personagem claramente merecia depois de tanto drama em torno do seu desenvolvimento.

Há, claro, outros momentos ternurentos e que nos deixam com uma lágrima no canto do olho, mas todo aquele carisma que definiu a série desvaneceu com a insistência dos argumentistas nalgumas particularidades que já não fazem sentido por esta altura.

This is Us Season Finale

O PIOR:

This is Us caiu a pique em termos de qualidade, e muito se deve à falta de originalidade criativa do argumento, caindo nos clichés mais óbvios e tornando-se demasiado melodramática para surtir efeito.

A temporada é muito desequilibrada em transmitir os sentimentos que outrora fluíam naturalmente através do elenco e da aposta num tratamento humano das personagens. Agora, This is Us é uma novela que cisma em reciclar os mesmos problemas, entrando numa decadência que tem o efeito contrário no espectador à medida que avança na temporada. Aliás, esta é uma série que nunca devia ter sido programada para muitas temporadas, já que a sua premissa é algo básica e sempre se apoiou no efeito bonito dos valores mais puros que nos definem como espécie. Por muito que nos apeguemos emocional e empaticamente às personagens, elas nunca tiveram muita pujança para estarmos a acompanhar os seus dilemas pessoais mais profundos, e muito porque a tendência é permanecer sempre no mesmo registo. É caso para dizer que This is Us é um caso de televisão em que a ideia fica clara desde o início, e que uma ou duas temporadas eram suficiente para encerrar o ciclo da série. Ao continuar a cismar nas mesmas questões, a série perde força, perde sentimento e perde emoção.

O facto de Milo Ventimiglia continuar a surgir quando a personagem já teve o seu destino revelado há muito tempo, faz com que seja óbvio para o espectador que os argumentistas precisaram de estender o seu contributo por ser uma personagem acarinhada pelos fãs, mas foi uma decisão má em termos de progresso da história. Torna-se quase incomodativa a quantidade de flashbacks que voltam a recuperar Jack, porque já conhecemos o seu desfecho e é notória pela fraca exposição de eventos banais que isto é meramente para preencher os episódios com alguma “palha”.

Portanto, This is Us termina em nota muito pobre, com uma narrativa que já começa a ser aborrecida e onde o sentimento desvanece rapidamente por sentirmos que estamos a ver os mesmos problemas, como se se tratasse de um déjà vu. Esperemos que deem um final digno a estas personagens na temporada final que se avizinha e que não continuem a explorar algo que nunca teve muitas pernas para desenvolver.

This is Us Season Finale

Estado da Série: RENOVADA

Leiam o nosso artigo anterior de This is Us aqui.

0 50 100 1

50%
Average Rating

This is Us chegou ao fim da sua penúltima temporada e infelizmente é óbvio o cansaço da série em fazer crescer as personagens, focando-se nos mesmos temas recorrentemente e insistindo em trazer a personagem de Jack sem grande contexto, enfraquecendo o impacto que o mesmo teve em nós.

  • 50%

Comments