Cinema Críticas

Crítica: Dara iz Jasenovac (2020)

Dara iz Jasenovac Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE DARA IZ JASENOVAC!

Todos gostamos de um bom drama sobre a 2ª Guerra Mundial. O Holocausto continua a ser o maior mote de tragédia da história da humanidade e muitas destas infindáveis narrativas de esperança, tristeza, dor e crueldade continuam a inspirar-nos e a deixar-nos devastados com as consequências que ainda são palpáveis nos dias de hoje. Um dos filmes sérvios mais badalados do momento é Dara iz Jasenovac, realizado por Predrag Antonijevic, que retrata os eventos do maior campo de concentração dos Balcãs, de nome Jasenovac, na Croácia, onde milhares de judeus, sérvios e romenos foram abatidos pelo regime fascista Ustashe, uma espécie de “aliados” dos nazis. É aqui que ficamos a conhecer a história de Dara, a personagem que dá o rosto a este filme, que é levada com a sua mãe e irmãos para esta sentença de morte cruel e desumana, enquanto a mesma tenta salvar o seu irmão bebé Bude de ser morto por adoecer.

Dara iz Jasenovac Critica de Cinema

Dara iz Jasenovac é um filme que tem valores de produção incrivelmente poderosos, mas cuja história não consegue ir ao encontro do seu próprio potencial. Ainda que haja um enorme respeito para com as vítimas deste regime opressivo e tirano Ustashe, o filme acaba por nunca conseguir criar a atmosfera verdadeiramente correta para nos deixar a temer pelo que irá acontecer às personagens (tirando os protagonistas). A verdade é que a história de Dara iz Jasenovac torna-se unidimensional porque a linearidade da sua narrativa não enaltece o quanto tememos pela vida daqueles que vão aparecendo ao longo da sua duração. Isto para dizer que, por muito adoráveis que sejam as crianças que surgem no filme, o desenvolvimento de personagens (e das próprias ações) acabam por seguir uma fórmula já saturada dentro deste género e há uma carência em atribuir camadas aos resultados fervorosos da guerra na psique destes jovens, seja por inexperiência dos próprios atores em questão, ou por uma certa preguiça em tornar tudo mais sangrento, violento e temível.

É caso para dizer que este épico histórico peca por nunca estabilizar no tipo de clima que quer transpor, suavizando por vezes ocasiões que deveriam ser ainda mais dolorosas para o público, e contribuir para que estejamos sempre com o nosso coração a palpitar pelo destino de Dara e Bude, tal como a sua restante família, que acaba por não ter tanto carisma por serem renegados a personagens sem grandes camadas de desenvolvimento. Mesmo que todo o cenário ajude a criar uma sinestesia visual com o enredo, Dara iz Jasenovac é um drama que perde força por não ser estável na apresentação dos seus elementos dramáticos e por nunca ir um pouco mais além para nos contextualizar com muitas das personagens que vão surgindo no ecrã. Não é, de todo, um mau filme, mas tinha potencial para ser ainda mais intenso e progressivo em entregar à comunidade da Sérvia o toque humano que era necessário para contar algumas das histórias de horror que o país viveu sob este regime. Ainda que tenha o appeal para as massas e, mais uma vez reforço, que o filme tem elementos muito bons em termos técnicos, é com um pouco de desilusão que reflito sobre o seu impacto.

Dara iz Jasenovac Critica de Cinema

Mesmo que ao vermos pelos olhos da protagonista todo este horror por que o povo da Sérvia viveu nos deixe em suspense constante, a linearidade do argumento, a pobre exposição das personagens (sejam elas vilões ou ajudantes) e a ausência de desenvolvimento de algumas situações necessárias, fazem com que o filme perca o momentum que procura desde o início. A banda-sonora é absolutamente magistral, a cargo de Roman Gorsek e Aleksandra Kovac, para além de uma direção de fotografia soberba de Milos Kodemo, que embelezam e dão alguma intensidade inesperada a alguns momentos-chave do filme, mas Dara iz Jasenovac podia ter ido muito mais além na recuperação de um horror palpável e que tivesse um impacto maior em nós. Ainda assim, para os fãs deste tipo de cinema, certamente irão tirar algum proveito com o mesmo, mesmo que o seu último ato deixe algo a desejar (é quase motivo para uma espécie de sequela), o que remove ainda mais com o nosso envolvimento.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Dara de Jasenovac

Título Original: Dara iz Jasenovac

Realização: Predrag Antonijevic

Elenco: Biljana Cekic, Zlatan Vidovic, Anja Stanic, Luka Saranovic, Jakov Saranovic, Simon Saranovic, Marko Pipic, Natasa Ninkovic.

Duração: 130 min.

Trailer | Dara iz Jasenovac

Comments