Cinema Críticas

Crítica: The Killing of Two Lovers (2020)

The Killing of Two Lovers Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE KILLING OF TWO LOVERS!

O cinema independente proporciona algumas pérolas que, onde menos esperamos, nos surpreendem. Escrito e realizado por Robert Machoian, The Killing of Two Lovers é um drama intenso, que se foca em David, um homem que está a fazer os possíveis para unir a sua família, depois dele e da sua esposa Nikki acordarem em separarem-se durante um tempo, podendo relacionar-se com outras pessoas entretanto. Mas os seus quatro filhos, três jovens rapazes traquinas e uma adolescente problemática, parecem não estar a aceitar bem esta sua nova realidade. David está amargurado, com pensamentos impróprios e um temperamento volátil em aceitar esta sua nova forma de vida, mas será que conseguirá ultrapassar?

The Killing of Two Lovers Critica de Cinema

The Killing of Two Lovers é um drama fabuloso, que vai buscar influências ao recente Marriage Story, e transporta-nos para um meio rural, onde Clayne Crawford entrega a melhor prestação da sua carreira até então, cautelosamente seguido por uma câmara que filma no formato de 4:3 de forma a aprisionar a mente de David nos seus problemas. É um estilo que, de facto, evoca um estado mental problemático, fazendo com que o espectador acompanhe o drama que se vai desenrolando de forma mais intimista e tentando decifrar aquilo que vai na mente do protagonista. Para além disto, sons fortes e incomodativos parecem tornar o clima de tensão ainda mais intenso, como se se tratassem de pequenos gatilhos que disparam na fragilidade mental de David. E Machoian é tão hábil em capturar a vulnerabilidade do seu protagonista, que acabamos por sentir falta da perspetiva feminina de Sepideh Moafi, que interpreta Nikki. O filme, por muito extraordinário que possa ser, acaba por ser unilateral na sua abordagem, e certamente tornar-se-ia algo ainda melhor se incluísse em si a forma como Nikki está a lidar com o problema e de como a inclusão de um novo amante no cenário foi uma decisão que pode alterar todo o rumo da sua própria família.

The Killing of Two Lovers é um trabalho magnífico de filmagem e de entender aquilo que despoleta na mente humana relativamente à decadência de uma relação amorosa, e é um filme que sabe perfeitamente como suscitar a curiosidade dos espectadores, nunca deixando o clima de tensão desvanecer. Aliás, logo o começo do filme reforça a ideia de que estamos perante uma volatilidade que pode ter consequências devastadoras no desenlace da película, e a personagem de Crawford é tratada de uma forma soberba, quer em termos de imagem, quer em termos argumentativos. Machoian acaba por subtilmente incluir alguns aspetos que nos remetem para a masculinidade tóxica do dia-a-dia, mas nunca o faz de forma exagerada, tornando o drama palpável e com que o público facilmente se consegue relacionar. Mesmo que perca precisamente por ser unilateral na sua visão, The Killing of Two Lovers é, de facto, um filme que sabe aquilo que pretende ilustrar, e isso transmite-nos segurança (ou falta dela relativamente à personagem principal) em sentirmo-nos incitados a querer seguir este ambiente instável e de emoções cruas.

The Killing of Two Lovers Critica de Cinema

Portanto, se procuram fugir de algo romântico com os típicos exageros, The Killing of Two Lovers é um drama que irá preencher-vos as medidas e que abre portas para um talento emergente, para além de enaltecer um ator que tem ainda muito para entregar no panorama cinematográfico, ainda que precise de melhorar as suas atitudes disruptivas no local de trabalho, como aconteceu na sua passagem pela série de sucesso da FOX, Lethal Weapon. Ainda assim, tem aqui o seu melhor papel até à data e esta colaboração pode trazer muitos frutos para o cinema independente.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: The Killing of Two Lovers

Título Original: The Killing of Two Lovers

Realização: Robert Machoian

Elenco: Clayne Crawford, Chris Coy, Sepideh Moafi, Avery Pizzuto.

Duração: 85 min.

Trailer | The Killing of Two Lovers

Comments