Cinema Críticas

Crítica: Those Who Wish Me Dead (2021)

Those Who Wish Me Dead Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THOSE WHO WISH ME DEAD!

Angelina Jolie tornou-se um ícone do cinema em geral, e com Lara Croft: Tomb Raider, a sua carreira no género da ação disparou, sendo uma das mais cobiçadas entretanto. Mas os tempos mudam, e outras responsabilidades aumentaram, fazendo com que a atriz se afastasse durante um tempo deste género que a tornou icónica no cinema. A espera terminou, e Those Who Wish Me Dead é o seu mais recente filme de ação, onde interpreta uma ex-bombeira que é colocada como guarda-florestal, até que um jovem aparece a deambular na torre de vigia onde se encontra, alegando que presenciou um homicídio e cujos assassinos andam à sua procura. Nisto, Hannah tenta proteger este adolescente, de nome Connor, de se tornar a próxima vítima, enquanto um incêndio descontrolado ameaça a sua sobrevivência.

Those Who Wish Me Dead Critica de Cinema

Realizado por Taylor Sheridan, que ultimamente nos tem conquistado com os seus neo-westerns, especialmente com a série de culto Yellowstone, Those Who Wish Me Dead era a oportunidade de Jolie para brilhar novamente num género que sempre a acarinhou. O resultado é desastroso, baço e sem grande energia para nos cativar a longo prazo. As personagens são unidimensionais, ainda que as prestações acabem por ajudar a criar um envolvimento maior com o que vai acontecendo durante a película, e infelizmente, é um filme que acaba por se deixar levar pelos exageros típicos de Hollywood e adicionar fatores de sobrevivência (desculpem o SPOILER, mas o fugir dos relâmpagos foi, no mínimo, hilariante) que, em vez de enriquecerem a narrativa, só a empatam. Apesar de Jolie estar extremamente bem no seu papel, as personagens não conseguem florescer e tornar-se palpáveis aos olhos do espectador, por muito que alguma da ação esteja bem filmada. Sheridan, que por norma nunca se preocupou com agradar a uma Hollywood de blockbusters desmiolados, revela que, afinal, quer mesmo entrar nesse registo.

Those Who Wish Me Dead é um filme tão básico que acaba por ser reduzido (e de preencher perfeitamente as medidas) a algo que encaixaria melhor no formato de streaming, com entretenimento sem grande preocupação artística ou que exija um olhar atento do espectador. Para além disso, mesmo que alguns momentos do filme consigam deixar-nos envolvidos (e o elenco, acima de tudo, ajuda a isso), Those Who Wish Me Dead acaba por ser um desperdício de talento para agradar às massas e acaba por negligenciar um potencial que ajudaria a melhorar a sua desapontante execução. Em nota pessoal, o respeito pelos atores envolvidos – para além de Jolie temos Jon Bernthal, Nicholas Hoult, Aidan Gillen e Jake Weber – acaba por elevar um pouco o envolvimento com a temática, mas está patente uma preguiça, quer argumentativa, quer de realização, em não acrescentar uma camada de realismo que fuja aos cânones de “filme pipoca de catástrofe”. Infelizmente, este acaba por se reduzir a isso mesmo…

Those Who Wish Me Dead Critica de Cinema

Ainda assim, mesmo que termine por ser algo que se “vê por ver”, Those Who Wish Me Dead tinha obrigatoriamente de entregar algo muito maior e melhor do que realmente entrega, tornando-se um filme banal, sem grande criatividade e que não utiliza o talento que tem na sua equipa da melhor forma. Resta pedir que Sheridan comece a regressar às suas origens e que deixe a película respirar pelas personagens e não pelas situações de tensão pobres que incute nesta obra. Portanto, mesmo que não seja algo completamente ridículo, Those Who Wish Me Dead é um filme genérico, pobre, desprovido de elementos que o tornem magistral e que desperdiça um elenco talentoso com personagens sem grande carisma.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Aqueles Que Me Desejam a Morte

Título Original: Those Who Wish Me Dead

Realização: Taylor Sheridan

Elenco: Angelina Jolie, Finn Little, Jon Bernthal, Aidan Gillen, Nicholas Hoult, Jake Weber, Medina Senghore, Tyler Perry.

Duração: 100 min.

Trailer | Those Who Wish Me Dead

Comments