Cinema Críticas

Crítica: The Outside Story (2020)

The Outside Story Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE THE OUTSIDE STORY!!!

Com a pandemia atual, foram muitas as famílias que tiveram de se resignar às quatro paredes das suas habitações. Claro que se trata de uma obrigação social e sanitária, mas isso também significou termos de abrir mão das nossas rotinas, inclusive as velhas saídas com os nossos amigos ou simplesmente a ação de conhecer novas pessoas. Pois bem, se têm saudades dessas vivências, então este The Outside Story é o filme para vocês!

Charles sempre gostou de viver fechado em casa: pede comida de fora com entrega ao domicílio, edita vídeos de In Memoriam a partir da sua habitação e não faz o esforço de sair de casa. Especialmente depois de terminar a sua relação com Isha, uma advogada de sucesso. No entanto, uma série de peripécias terminam com Charles no exterior, sem possibilidade de poder voltar a casa. Enquanto espera por um milagre, Charles vê-se “obrigado” a interagir com as várias pessoas que habitam a sua vizinhança e, assim, poder reconhecer alguns dos seus atos.

The Outside Story Crítica de Cinema

Escrito e realizado pelo estreante Casimir NozkowskiThe Outside Story pode ser visto como um filme leve – no sentido da sua história relativamente simples de seguir e também da sua duração, que nem chega aos tradicionais 90 minutos – mas pelo menos possui uma clara mensagem enternecedora, uma espécie de empurrão para saírmos das nossas próprias zonas de conforto e aventurarmo-nos com as possibilidades ilimitadas que o mundo exterior nos consegue oferecer. Pode parecer um tanto ou quanto desatualizado, especialmente considerando as limitações impostas aquando da pandemia, e também existe o raciocínio de que nem todas as pessoas com quem nos cruzamos são do melhor que podemos encontrar. Mas ainda assim, não deixa de ter um tom adorável e contagiante, suscitando possivelmente aquele desejo de sairmos porta fora e experimentarmos algo diferente, para variar.

É neste tipo de situações que encontramos Charles, um introvertido que se habituou a ficar em casa e que se vê perante uma situação diferente. Quando vê as suas opções de voltar ao seu “mundo normal” esgotarem, Charles começa a interagir com várias pessoas, incluindo Andre, um dos seus vizinhos que está envolvidos numa relação a três; Elena, uma pré-adolescente com um talento com o piano, mas com uma relação complicada com a sua mãe; a Agente Slater, temida no bairro por ser imperdoável com as multas de estacionamento; Sara, uma idosa que perdeu o marido recentemente e que pretende regressar às relações amorosas… Estas são algumas das personalidades com quem Charles trava conhecimento, e estas experiências acabam por enriquecer a sua perspetiva não só sobre o mundo que o rodeia, mas também como ele se vê a ele próprio. É uma experiência enriquecedora e credível, ainda que o resultado final – a mudança de perspetiva num espaço de um único dia – seja algo inacreditável de se ver.

The Outside Story Crítica de Cinema

Claro que isto tudo não seria possível se o ator encarregue de Charles não estivesse à altura do desafio. Felizmente, Brian Tyree Henry acaba por carregar o filme sobre os seus ombros e concluir em boa forma. Os fãs da série Atlanta estão mais do que a par do que o ator é capaz, e em The Outside StoryHenry ganha o protagonismo já há muito merecido, entregando uma performances adorável e carismática de um homem que, apesar dos seus claros defeitos, começa a abrir-se perante estranhos e a crescer de forma mais do que clara.

Tomara que o restante elenco tivesse o mesmo tratamento. Nada contra o tipo de mensagens que transmitem, mas fica a ideia de que o filme fosse melhor servido se o guião permitisse um maior tempo de antena para conhecer um pouco mais destes estranhos de Brooklyn. Aparte de uma ou outra personagem, acabamos por não conhecer muito delas. E não há melhor exemplo do que Isha, interpretada por Sonequa Martin-Green, que mal aparece no filme tirando os flashbacks ocasionais e algumas informações bastante vagas não só no que refere à sua personalidade, mas também na relação da sua personagem com Charles.

The Outside Story Crítica de Cinema

Ainda assim, The Outside Story não deixa de ser uma estreia adorável e relativamente necessária para a vivência moderna. Ainda que a sua mensagem possa ser um tanto ou quanto desatualizada face à situação que o mundo atravessa nos dias de hoje, não deixa de ser um retrato adorável dos possíveis benefícios que poderão advir quando ganhamos coragem e damos o primeiro passo em frente para novas e excitantes experiências de vida.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: The Outside Story

Realização: Casimir Nozkowski

Elenco: Brian Tyree Henry, Sonequa Martin-Green, Sunita Mani, Olivia Edward, Michael Cyril Creighton, Hannah Bos, Lynda Gravatt

Duração: 85 minutos

Trailer | The Outside Story

Comments