Cinema Críticas

Crítica: Lucy the Human Chimp (2021)

Lucy the Human Chimp Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE LUCY THE HUMAN CHIMP!

Conheçam aquele que foi o chimpanzé que mais tocou nas vidas do ser humano: Lucy. Lucy foi objeto de uma experiência nos anos 60 onde seria criada inteiramente como um ser humano, como parte de um estudo de psicologia da Universidade do Oklahoma. Mas, quando Lucy é enviada para uma ilha onde teria de ser reabilitada em meio selvagem, a sua tratadora Janis, uma jovem estudante, decide acompanhar todo o seu processo, dando início a uma aventura maior do que a vida. Lucy and the Human Chimp é um filme da HBO Max surpreendente, que acaba por roçar a superfície de um tema delicado, mas cujas recriações magistrais e sentimento puro e genuíno fazem com que nos agarremos a ele com uma força tremenda.

Lucy the Human Chimp Critica de Cinema

Janis Carter, uma intrépida aventureira torna-se instintivamente um novo role model, depois de ouvirmos na primeira pessoa toda a sua história em torno do tratamento e educação de Lucy e, mais tarde, de outros chimpanzés que teve de cuidar durante anos. Utilizando uma filmagem rica em testemunhos, narração, imagens de arquivo e recriações ficcionais, Lucy the Human Chimp consegue habilmente conquistar-nos com todo o sumo adorável que incute nas suas palavras e na sua missão. O enaltecimento desta jovem estudante que passa seis anos numa reserva natural a viver daquilo que tem (e em condições miseráveis) para reabilitar estes adoráveis chimpanzés, é mais que merecido e quase não conseguimos conter as nossas lágrimas ao acompanhar tudo aquilo por que a mesma passou.

Mas, por muito que adore Lucy the Human Chimp, há algo que me incomoda no seu todo… o foco passa demasiado depressa em enaltecer a corajosa tratadora e desvia o foco da importância de falarmos sobre esta exploração do animal para experiências que beneficiam o ser humano. Nos anos 70, esta prática era extremamente popular, estando sempre na primeira página das revistas mais influentes, e nos programas mais cobiçados dos EUA, mas pouco ou nada se fala de como estes animais, que pertencem ao meio selvagem, foram (e infelizmente ainda são) objetos que o ser humano utiliza para satisfazer a sua curiosidade, enquanto deveria estar a pensar em libertá-los e deixar gradualmente de explorar a natureza desta forma.

Lucy the Human Chimp Critica de Cinema

Enquanto que o filme adquire o título Lucy the Human Chimp, é um pouco hipócrita, já que devia mudar para Janis the Chimp Caretaker. Embora trate Lucy com carinho, o filme apoia-se inteiramente na visão, seja ela de alegria ou sofrimento, de Janis e não propriamente em fazer algo para mudar a situação de imensos chimpanzés e outros primatas que continuam a ser explorados pelo ser humano sem cabimento. Vivemos numa altura em que é preciso estabelecer linhas no que trata a este registo documental, especialmente porque é uma fase delicada para o meio natural, como temos visto pelo crescimento e, por conseguinte, popularidade deste tipo de documentários. Mesmo que a sua história seja absolutamente tocante e adorável, com uma filmagem corajosa, Lucy the Human Chimp é afetado precisamente por não abarcar a maior missão de todas que tinha: já chega de utilizarmos animais (sejam eles selvagens ou domésticos) em experiências para o ser humano, seja de que meio for. Estudem-nos no seu meio, e não tentem manipular os seus instintos, de tirar a sua sabedoria inata de viverem nos locais onde vivem. Já chega de desculpas para o fazermos… infelizmente, Lucy the Human Chimp age um pouco como isso e isso remove bastante do envolvimento com que encaramos a história.

Mas, a narrativa de Janis Carter é absolutamente encantadora e o filme acaba por conseguir encontrar um conforto imenso na realização de Alex Parkinson e numa direção de fotografia, montagem e banda-sonora competentes, que provocam uma experiência muito agradável. Ainda assim, este filme tinha uma missão maior que as suas partes e, infelizmente, não conseguiu entregar tudo aquilo que era necessário.

Lucy the Human Chimp Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Lucy, a Chimpanzé Humana

Título Original: Lucy the Human Chimp

Realização: Alex Parkinson

Duração: 80 min.

Trailer | Lucy and the Human Chimp

Comments