Cinema Críticas

Crítica: Identifying Features (2020)

Identifying Features

CONTÉM SPOILERS DE IDENTIFYING FEATURES!

“I’m leaving…”

Um filho parte com um amigo para procurarem trabalho noutro país e construírem as suas vidas. Jesús saíra de Guanajuato, México e o seu destino era o Arizona, EUA. Dois meses depois não há novidades dos rapazes. Magdalena decide então partir numa viagem pelo México á procura de notícias sobre o destino do seu filho.

Identifying Features é uma história sobre família, sobre o buraco que filhos desaparecidos deixam no coração das mães e até onde estas vão para encontrar um desfecho. E é uma história sobre filhos que retornam às suas mães, quando este é o último lar que têm no mundo. O filme é uma reportagem que retrata uma cultura e uma espiritualidade doente, num país em guerra com ele próprio e esquecido por todos.

Identifying Features

O filme é a primeira longa-metragem da realizadora Fernanda Valadez que até ao momento contava apenas com duas curtas-metragens – 400 Maletas e De este mundo, no seu currículo de realização. Identifying Features estreou-se o ano passado em diversos festivais cinematográficos e desde aí que já arrecadou mais de 13 prémios, destacando-se as vitórias no Sundance Film Festival 2020 de Melhor Argumento e World Cinema – Dramatic.

O elenco é constituído por estrelas como Mercedes Hernández no papel de Magdalena, David Illescas como Miguel, Juan Jesús Varela a interpretar Jesús – o filho de Magdalena e Ana Laura Rodríguez no papel de Olivia. Os maiores elogios vão no entanto para Mercedes Hernández, que faz um papel terrífico e é uma das responsáveis pelo sucesso do filme. Hernández tinha sido nomeada em 2015, nos Ariel Awards Mexico, como Melhor Atriz Secundária pelo filme La tirisia e, com Identifying Features, conseguiu em 2020 o prémio de Melhor Atriz no Morelia International Film Festival.

Identifying Features

Tirando um começo talvez um pouco mais lento não há nada de significativamente negativo a apontar ao filme. Para além da atuação impressionante e do argumento incrível, a produção faz uso da cinematografia e da banda sonora para nos envolver e transmitir mensagens com mais do que só palavras.

O drama de Fernanda Valadez tira-nos do conforto das nossas vidas e expõe-nos a realidades cruas e impiedosas. Somos como que transportados de nossa casa até à atualidade que vemos no noticiário. Olhamos para um espelho retorcido de vidas que podiam ter sido a de qualquer um, mas que não desejamos a ninguém.

Identifying Features também é sobre encontrar esperança nos outros, quando parece que já não existe nada pelo qual vale a pena viver. É sobre solidariedade, compaixão e misericórdia, e infelizmente também é sobre situações em que a última vela na escuridão se apaga e ficamos sós com todo a crueldade do mundo. Quando se olha para todo o horror que existe – a violência, a indiferença e a pestilência, por vezes só conseguimos lidar com isso dizendo que o mal foi provocado pelo demónio e não por homens.

“…the devil killed him.”

Identifying Features

Identifying Features é daqueles filmes com pouca projeção, mas que escondem autênticos diamantes. Altamente recomendado para todos.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Identifying Features

Título Original: Sin señas particulares

Realização: Fernanda Valadez

Elenco:  Mercedes HernándezDavid IllescasJuan Jesús Varela, Ana Laura Rodríguez

Duração: 95 min.

Trailer | Identifying Features

Comments