Cinema Críticas

Crítica: Without Remorse (2021)

Without Remorse Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE WITHOUT REMORSE!!!

Quer se adore, quer se odeie, não se pode negar que os livros escritos por Tom Clancy sempre causaram um certo impacto. Ao ponto de as suas obras serem alvo de adaptações, quer em Hollywood (cinco filmes e uma série dedicadas aos personagem Jack Ryan), quer em outros meios. Uma das suas personagens mais secundárias, John Clark, ganha finalmente o destaque há muito desejado pelos fãs do escritor neste Without Remorse. 

Aqui, Michael B. Jordan é John Kelly, um ex-Navy SEAL que se prepara para a sua vida como civil. Quando este é alvo de uma tentativa de assassinato que tira a vida da sua mulher grávida, John não parará até cumprir a sua vingança, mesmo que tenha de se embrenhar numa conspiração.

Without Remorse Crítica de Cinema

Stefano Sollima não é completamente estranho no que refere ao género de ação; além de realizar o filme Sicario: Day of the Soldadotambém foi o responsável pela série italiana Gomorrah. Por isso, se procuram por um filme de ação de fácil digestão, Without Remorse é a recomendação desta semana! Desde a primeira cena até ao seu final, o filme atira-nos com sequências de ação atrás de sequências de ação, mal dando tempo para respirar. E na sua grande maioria, até se revelam decentes, desde o uso dos cenários em si até à coreografia física.

Ainda que tenha esses momentos de ação, Without Remorse é um produto que, em termos narrativos, deixa imenso a desejar. Não obstante as motivações previsíveis de John para os seus atos, o filme parece que se resigna a oferecer uma narrativa repleta de intriga e plot twists que, infelizmente, não oferecem quaisquer tipo de surpresas durante a sua duração. O guião de Taylor Sheridan e Will Staples fazem o melhor que podem para contextualizar um romance de espionagem da década de 1993 para o século XXI, mas infelizmente mantém os mesmos valores ultrapassados pelo tempo. Mesmo os vilões de serviço são dos mais desinspirados que se pode encontrar de momento, com os russos e a paranóia deles resultada a não oferecerem nada de novo.

Without Remorse Crítica de Cinema

Without Remorse conta também com um elenco repleto de caras reconhecidas, com Michael B. Jordan a vestir a pele de John. E embora o ator possua a presença física para carregar o filme nos seus ombros. No entanto, parece que o ator não possui aquele carisma característico dele para nos ligar com o personagem. O que é estranho, uma vez que ele já demonstrou fazer mais e melhor com os personagens que interpretou no passado, sejam eles filmes de ação ou drama. Aqui, é Jordan a mostrar o seu lado mais action-man em detrimento de um homem em luto e determinado em fazer justiça pelas suas próprias mãos. Não se preocupem, que o resto do elenco, que inclui nomes como Jodie Turner-SmithGuy Pearce ou Jamie Bell não se safam, reconstando-se no que já fora estabelecido e fazer simplesmente o que lhes compete.

Portanto, como filme de ação, Without Remorse até consegue ser competente, com sequências de ação que conseguem encher o ecrã do princípio ao fim e sem qualquer tempo para respirar. No entanto, não esperem daqui um filme inteligente, uma vez que conta com uma história já familiar e datada e repleta de performances que deixam imenso a desejar. O facto de o filme ter ainda a coragem de “piscar o olho” a uma possível sequela também não abona a seu favor.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: Sem Remorsos de Tom Clancy

Título Original: Without Remorse

Realização: Stefano Sollima

Elenco: Michael B. Jordan, Jodie Turner-Smith, Jamie Bell, Guy Pearce, Lauren London, Brett Gelman

Duração: 109 minutos

Trailer | Without Remorse

Comments