Cinema Críticas

Crítica: Searching for Sheela (2021)

Searching for Sheela Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE SEARCHING FOR SHEELA!

Depois do sucesso de Wild Wild Country, a Netflix decidiu na sua boa fé de apoiar um documentário (ou um breve exercício documental, como preferirem) de Ma Anand Sheela, a mulher que foi o braço direito de Bagwan Rajneesh, o guru indiano que provocou uma onda de protestos pelos EUA, e que se viu forçada, após estar aprisionada por 39 meses, a fugir para a Suíça, onde fundou um centro de dia para pessoas com deficiência. Passados muitos anos, Sheela regressa à Índia, onde fãs e jornalistas aguardam ansiosamente a sua chegada, confrontando-a com alguns dos crimes mais falaciosos em que esteve envolvida.

Searching for Sheela Critica de Cinema

Searching for Sheela é um pequeno exercício documental que está repleto de inconsistências e cujo propósito ficou perdido down memory lane. A controvérsia em torno de Ma Anand Sheela é demasiado relevante para se ser ignorada, e este filme acaba por enaltecer uma figura de quem o público nunca obteve uma resposta sobre a verdade do que aconteceu durante o período de tempo retratado pela série (também ela da Netflix). Sheela foi acusada de tentativa de envenenamento de uma população que se opunha à decisão do culto em que a mesma se inseria, e a sua atitude de devoção a um vulto problemático (e que utilizava a opressão para garantir que tinha seguidores) é altamente questionável. Não há inocência que safe Ma Anand Sheela de ser vista como uma figura de valores dúbios e de nunca ter procurado ser sincera sobre o caso em que está inserida. Mesmo que, anos depois, a sua reconstrução enquanto ser humano lhe tenha dado tempo suficiente para trabalhar a sua postura perante as câmaras, não deixa de ser uma pessoa que vive desta publicidade.

Searching for Sheela é como a entrevista de José Sócrates, que ludibriou os portugueses e lhes arrancou uns quantos euros e ainda se pavoneia na televisão devido a isso. É um golpe de marketing desnecessário e chega a ser quase insultuoso. O sucesso não implica que envolvidos em atividades criminosas mereçam o seu tempo de antena e, mesmo que o façam, há que trabalhar o aspeto social em que estes indivíduos se inserem. Toda a publicidade, estrelato e controvérsia fazem com que estas figuras continuem a procurar ocultar os seus crimes e Searching for Sheela é um exemplo demasiado óbvio disso mesmo. Não há qualquer tipo de redenção da parte desta mulher que causou tanto sofrimento e foi capaz de “dar de frosques” dos demónios que a perseguiam. Nunca houve coragem para admitir os seus feitos, muito menos redenção em tentar corrigir erros que a levaram a ter o estatuto que, felizmente, ainda tem.

Searching for Sheela Critica de Cinema

Realizado por Shakun Batra, Searching for Sheela é um filme frustrante e um golpe de marketing completamente irrisório, sem qualquer substância e que ainda procura realçar Ma Anand Sheela pela sua mudança radical de vida, quando nada do passado é justificado na voz da mesma. Esta imprensa desmesurada e este tipo de cobertura falaciosa de alguém que nunca contou a sua verdade, e muito menos o documentário faz um esforço para isto, é publicidade enganosa e que continua a monopolizar estas figura problemáticas sem fazer um estudo aprofundado sobre aquilo que pretendem ilustrar. Se Sheela merece uma segunda oportunidade? Talvez sim, talvez não. No entanto, pairam muitas respostas que a mesma se recusa a admitir e isso faz com que Searching for Sheela seja meramente uma pequena homenagem a alguém que, de facto, não a merece.

Prejudicial, desnecessário e irrelevante, Searching for Sheela é altamente evitável e, mesmo que os fãs de Wild Wild Country procurem mais respostas sobre o sucedido, não é aqui que as irão encontrar. É um registo documental absolutamente precário e com uma atitude defensora de alguém que não tem salvação possível… tal como José Sócrates.

Searching for Sheela Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: À Procura de Sheela

Título Original: Searching for Sheela

Realização: Shakun Batra

Duração: 58 min.

Trailer | Searching for Sheela

Comments