Mini-Reviews TV TV

Tiny World – Season Finale – 2ª Temporada

Tiny World Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE TINY WORLD!

Uma das séries documentais mais adoráveis de sempre regressa à AppleTV+ para mais uma temporada, onde somos transportados para inúmeros habitats diferentes, onde as criaturas mais pequenas enfrentam desafios perigosos para assegurar a sua sobrevivência. Desde os charcos, passando pelas dunas do deserto, aos recifes de corais de todo o planeta, Tiny World volta a conquistar, com a narração soberba de Paul Rudd, e a trazer-nos novas histórias dos pequenos guerreiros do mundo natural que, muitas vezes, negligenciamos nas nossas vidas. É uma série que se constrói por si e tem um carisma muito próprio que dá para toda a família regozijar-se com toda uma sessão de entretenimento forte e extremamente educativo.

Tiny World Season Finale

O MELHOR:

Tiny World continua a saber conjugar bem os seus pontos mais fortes, utilizando um humor subtil e que encaixa perfeitamente na temática, para além de ser informativo o suficiente para falar de bastantes espécies no mesmo episódio.

É caso para dizer que não há melhor serão no Dia Mundial da Terra para passar em família do que ver Tiny World e conhecer o novos heróis que estão sempre no “rés-do-chão” em comparação aos seus parceiros de maior porte. Há episódios mais caprichados, outros que nem tanto, mas toda a sua componente educativa ajuda a que o envolvimento do espectador permaneça um após o outro sem pressas, deixando saborear todo o esplendor que tem para revelar. O facto de ser uma série que permite uma leveza diferente de todas as outras, faz com que Tiny World consiga abranger um público-alvo mais vasto e de conquistar com a tecnologia de ponta que é utilizada nas filmagens dos animais, fazendo com que a experiência seja ainda mais envolvente.

Para além disso, a banda-sonora de Benjamin Wallfisch é vertiginosa, combinando na perfeição com os talentos de câmara dos cineastas mais aplicados do planeta, cujo trabalho árduo e cansativo é recompensado com pequenos excertos de vídeo que chegam perfeitamente para preencher as medidas dos fãs.

Tiny World Season Finale

O PIOR:

No entanto, Tiny World é tão bom que a sua duração merecia ser maior.

O potencial que aqui reside é tanto que vermos estes episódios reduzidos a tão pouco tempo faz com que fiquemos com um travo amargo e com saudades quase instantâneas assim que terminamos a temporada. Para além disso, e ao contrário de Earth at Night in Color, Tiny World deveria ter (acrescido à sua já curta duração e não pertencendo a ela), o making of destes episódios, já que as proezas cinematográficas são extraordinariamente complexas. Apesar de não o fazer, Tiny World permanece uma das séries sobre natureza com maior flexibilidade em arrancar uns sorrisos dos mais céticos e dos menos apreciadores deste género de televisão, dado que tem em si um narrador maravilhoso e imagens que alimentam o mais genuíno e adorável serão.

Mesmo que ainda possa melhorar, Tiny World é uma das melhores apostas da AppleTV+ até ao momento e, ao contrário da presunção técnica de Earth at Night in Color, aqui, a tecnologia não é usada como marketing quando era a oportunidade ideal para o fazer, levando este exercício de televisão a ser algo mais preocupado com o público-alvo que tem do que nos devaneios gananciosos da empresa.

Tiny World Season Finale

Estado da Série: STAND-BY

Leiam a nossa Mini-Review anterior de Tiny World aqui.

0 94 100 1

94%
Average Rating

Tiny World continua a ser uma das melhores séries documentais sobre o mundo natural do momento, com uma realização soberba e um narrador versátil. O problema é ter episódios muito curtinhos e que nos deixa com saudades instantâneas.

  • 94%

Comments