Cinema Críticas

Crítica: The Courier (2020)

The Courier Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE COURIER!

O cinema de espionagem é um que demora o seu tempo a entranhar. É uma área muito específica, mas que permite abordagens distintas na exposição artística das mesmas, seja no formato de ação como Jason Bourne, ou o da suavidade de diálogos como em Bridge of Spies. The Courier é o mais recente filme do género, que conta com Benedict Cumberbatch como Greville Wynne, um dos maiores espiões da Guerra Fria que se aliou a um oficial da antiga União Soviética, para impedir que se despoletasse uma guerra nuclear entre a Rússia e o resto do mundo, naquela que se tornaria uma das missões mais arriscadas feitas por um agente infiltrado.

The Courier Critica de Cinema

Realizado por Dominic Cooke, The Courier é um filme de génese simples, que aproveita o conceito para apostar nos diálogos entre personagens e de minimizar o impacto de Hollywood em filmes do género, que tem a tendência a dramatizar de forma exagerada este tipo de eventos. As prestações são excelentes, ainda que as personagens careçam de camadas e fiquem reduzidas a algo mais ornamental que funcional. A química entre Cumberbatch e Merab Ninidze é excelente e mantém-nos cativados durante a maioria da duração, ainda que The Courier seja um filme algo básico na exposição da sua temática. Apesar de uma banda-sonora soberba (mesmo que num momento ou outro as músicas não sejam bem enquadradas) de Abel Korzeniowski, The Courier acaba por ser demasiado suave e demasiado informativo, em vez de primar por criar um clima de tensão constante e de nos causar impacto com o receio dos protagonistas serem apanhados pelos seus feitos.

Mesmo não sendo um filme prodigioso, nem de ter uma abordagem empolgante, The Courier é extremamente competente em transpor este clima de suspeita e de informar o público sobre uma área que ficou sempre no secretismo mundial de nações que estão constantemente à “batatada” umas com as outras pela supremacia nuclear. Informativo mas nunca extraordinário, The Courier cai num registo muito simples e que pode agradar a uma grande margem de população e, sem sombra de dúvida que o seu elenco talentoso é um íman imprescindível. No entanto, acaba por parecer baço, sem grande entusiasmo e apodera-se do seu estatuto de caso verídico para apelar ao sentido de justiça da população, ainda que não tenha nenhum atributo artístico que o faça destacar dos demais filmes do género.

The Courier Critica de Cinema

Ainda assim, existem sempre elementos que acabam por conquistar, especialmente a nível técnico e a prestação dedicada de Cumberbatch, que acabam por elevar o filme ligeiramente, ainda que a exploração da maioria das personagens seja algo básica e sem grandes surpresas. Portanto, The Courier é um filme decente, mas não esperem algo mexido como a saga 007 e não esperem um carisma de mestre como Bridge of Spies… este é um filme que acaba por ficar algo no esquecimento por não ter muitos aspetos que o façam destacar-se num género muito formulaico e acaba por ser um filme de domingo à tarde quando melhores opções são escassas.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Espião

Título Original: The Courier

Realização: Dominic Cooke

Elenco: Benedict Cumberbatch, Merab Ninidze, James Schofield, Rachel Brosnahan, Anton Lesser, Angus Wright, Jessie Buckley, Petr Klimes.

Duração: 113 min.

Trailer | The Courier

Comments