Mini-Reviews TV TV

The Mosquito Coast – Season Finale – 1ª Temporada

The Mosquito Coast Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE THE MOSQUITO COAST!

A obra singular de Paul Theroux foi novamente adaptada, e desta vez em formato televisivo. Para quem não se recorda, o livro de Theroux teve a sua estreia em cinema em 1986 e conta com prestações de Harrison Ford e Helen Mirren. A história consiste num idealista e inventor que foge dos EUA com a sua família após ser perseguido pelas autoridades e pelos gangues com que se vai relacionando ao longo da sua viagem. É uma história repleta de enigmas e de fugas palpitantes, que agora vê a sua narrativa ampliada para a AppleTV+ num conceito novo e refrescante, com prestações, no seu geral, cativantes por parte de Justin Theroux e Melissa George.

The Mosquito Coast Season Finale

O MELHOR:

The Mosquito Coast tem, de facto, um protagonista soberbo.

Justin Theroux é absolutamente vertiginoso, num papel que o resgata depois do sucesso crítico de The Leftovers, e do qual já sentíamos saudades. O elenco, em geral, é também bastante competente, mas é Theroux quem rouba todos os louros. A narrativa, mesmo que seja frágil nalguns momentos, acaba por ter alguns aspetos bastante apelativos para as massas, especialmente o frenesim de tentar escapar de situações aparentemente difíceis e problemáticas que, por norma, colocam a vida dos protagonistas em risco.

A direção de fotografia é fantástica e é versátil em conseguir captar as paisagens áridas do deserto e as mansões luxuosas dos criminosos que vão aparecendo ao longo dos episódios. É também um esforço criativo interessante (a longo prazo) do criador de Luther, Neil Cross, que agora tem a oportunidade de expandir o seu talento. A verdade é que o encadeamento de eventos que vão ocorrendo acaba por surtir efeito, mesmo que em tom muito leve, para garantir que o espectador se mantenha entretido ao longo da temporada.

The Mosquito Coast Season Finale

O PIOR:

No entanto, The Mosquito Coast acaba por surgir numa altura em que não consegue fazer frente a rivais de peso do mesmo género.

A temática assemelha-se imenso à produção da Netflix Ozark, utilizando uma fórmula que procura incutir no público uma ideia de “desenvencilhamento” rápido e algo irrealista de situações perigosas. Por muito que seja um incentivo a captar a atenção de uma audiência mais vasta, The Mosquito Coast acaba por não ser muito original na forma como o coloca, ficando um pouco “à sombra da bananeira” da sua produção rival. Para além disso, nem todos os mesmos do elenco conquistam de igual forma, já que a atriz Logan Polish tem o desafio de ter a personagem mais preocupante da temática. O papel acaba por ser reduzido a clichés óbvios e já repetitivos em séries do género, fazendo com que o espectador fique algo irritado com algumas das suas decisões previsíveis e que não eleva, de todo, The Mosquito Coast a marcar pela diferença.

Há também ainda um estudo de personagens muito pouco explorado e The Mosquito Coast fica reduzida a algo muito superficial e sem a abordagem profunda que necessitava. Por muito que entretenha, é uma série que não tem nada que a faça distinguir de outras produções do género e que, de alguma forma, surge numa altura de competição em que as fasquia está já bastante elevada. Não quer dizer que, em caso de renovação, a série não consiga elevar-se a um patamar mais aprazível, mas para já, ter apenas Justin Theroux a carregar as suas exigências, não lhe está a permitir expandir para algo refrescante e que faça sentido para a sociedade no geral para merecer o investimento a longo prazo.

Teremos de esperar pela aguardada renovação para que as conclusões de até onde The Mosquito Coast está disposta a ir serem mais claras e decisivas para o futuro da série. Até lá, embora entretenha, é um exercício já comum e pouco exploratório da sua temática e que nos deixa um pouco à deriva do seu próprio conceito. No entanto, a curiosidade fica sempre ali agarrada, quer queiramos, quer não e facilmente lhe daremos uma segunda oportunidade.

The Mosquito Coast Season Finale

Estado da Série: STAND-BY

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 68 100 1
68%
Average Rating

The Mosquito Coast é a nova aposta da AppleTV+ que se aproxima demasiado de Ozark nesta altura de competição máxima e que infelizmente isso fá-la ser um pouco rudimentar na sua exposição. No entanto, tem uma prestação magnífica de Justin Theroux e merece uma oportunidade para satisfazer a curiosidade que inevitavelmente deixa no espectador.

  • 68%

Comments