Cinema Críticas

Crítica: The Marksman (2021)

The Marksman Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE MARKSMAN!

Liam Neeson está de regresso ao grande ecrã com um dos filmes mais bem sucedidos em box office da época de pandemia deste início de ano. The Marksman volta a trazer a estrela à ação, desta vez sob a forma de um rancheiro que vive na fronteira do Arizona com o México e que decide salvar um rapaz mexicano de um poderoso cartel que o persegue. Como podemos constatar pela sinopse, este é mais um daqueles filmes de Neeson que se assemelha a todos os restantes que o ator tem vindo a fazer ao longo desta sua carreira dedicada ao cinema de ação. Desde Taken, passando por Unknown, Honest Thief, Cold Pursuit e por aí fora, Neeson tem criado um nicho de fãs que aplaudem as suas mais recentes aventuras como um justiceiro urbano intocável e com propensão para dar de caras com sarilhos.

The Marksman Critica de Cinema

Realizado por Robert Lorenz, The Marksman procura dar a Neeson um bocadinho do brilho que Clint Eastwood obteve décadas anteriores com os seus filmes de ação aproximados do western, embora falhe redondamente em conseguir fazê-lo. Por muito carismático que Neeson seja neste tipo de papéis, The Marksman é um filme absolutamente banal, sem nada de propriamente novo para entregar ao público. É genérico e um argumento que procura entreter por breves momentos, mas que se torna cansativo precisamente por não conter em si algo que pareça refrescante aos espectadores. As sequências de ação são escassas, não muito originais; para além da química entre o protagonista e o jovem Jacob Perez não ser suficiente para enaltecer o lado dramático de The Marksman.

No restante elenco, encontramos Katheryn Winnick, num papel vulgar e sem qualquer camada dramática interessante e, pior do que isso, é que The Marksman é, de facto, um filme preguiçoso e que tem claramente um plafom baixo e que o impede de apostar na sua ação. Ao lado de tantas estrelas fracassadas de ação, Liam Neeson continua a ser um senhor de respeito e um que parece ter encontrado neste género uma zona de conforto problemática para si mesmo. Neeson é melhor do que é retratado por estes filmes de ação genéricos, não fosse o mesmo um ator camaleónico que outrora participou em clássicos dramáticos intensos como Schindler’s List ou Kinsey. É pena que ultimamente tudo em que Neeson entra é feito para massas e desprovido de criatividade artística.

The Marksman Critica de Cinema

The Marksman não acrescenta nada à carreira do ator e, honestamente, os seus mais recentes filmes provam que Neeson está algo perdido e focado num beco sem saída performativo. Sendo carismático, mesmo num tipo de cinema que não o favorece, este é um dos atores mais versáteis de sempre e certamente haverão papéis que o voltarão a puxar para algo bem mais substancial do que este The Marksman e, esperemos nós, que chegue num futuro próximo.

Portanto, The Marksman é mais um filme banal, sem alma e de ação empobrecida em que Liam Neeson tenta mostrar novamente o quão badass é em derrotar membros de cartéis e, honestamente, nós já sabemos isso de trás para a frente e de frente para trás.

The Marksman Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Atirador

Título Original: The Marksman

Realização: Robert Lorenz

Elenco: Liam Neeson, Jacob Perez, Teresa Ruiz, Jose Vasquez, Juan Pablo Raba, Luce Rains, Katheryn Winnick.

Duração: 108 min.

Trailer | The Marksman

Comments