Especiais TV

Especial: The Year Earth Changed por Sir David Attenborough

The Year Earth Changed

CONTÉM SPOILERS DE THE YEAR EARTH CHANGED!

O Dia Internacional do Planeta Terra está a chegar e a AppleTV+ ficou responsável por um pequeno e breve especial sobre o impacto que o confinamento mundial devido à pandemia de COVID-19 teve na natureza e de como ela beneficiou da ausência humana nos seus habitats. Foram muitos os vídeos que circularam na internet (inclusive, algumas notícias falsas de golfinhos nos canais de Veneza), e tudo isto aproximou mais o ser humano com a natureza, fazendo-o repensar em muitos dos seus comportamentos exploratórios e contagiosos para com o meio selvagem. Na voz de Sir David Attenborough, The Year the Earth Changed é um pequeno conto de como, de facto, é possível criar uma relação harmoniosa com a natureza e que, de alguma forma, podemos reduzir a nossa pegada e impedir o decréscimo das espécies por simplesmente… passarmos mais tempo em casa!

The Year Earth Changed
(!) ALL IMAGES ARE PROPERTY OF APPLETV+

Somos um ser intrusivo e ganancioso e tiramos tudo por garantido e, desde que fomos afetados por esta pandemia horrível, o nosso respeito pelo meio natural continua a ser praticamente nulo. Reduzir a nossa pegada é fulcral para que o planeta consiga respirar de toda a nossa influência e pressão nele. Desde o Japão, onde veados patrulham as ruas em busca de um local verdejante para pastar, até às praias da Flórida, outrora a transbordar de turistas, e que agora, vazias, proporcionam o local de desova ideal para tartarugas que viajam todos os anos para as mesmas e dão com “o nariz na porta” com a quantidade de seres humanos que as impedem de o fazer. As histórias são imensas e The Year Earth Changed conta apenas algumas. Mas, tal como Sir David Attenborough menciona, isto prova que é possível a natureza conseguir recuperar mais rápido do que se pensa… basta darmos a oportunidade que ela precisa. Um ano é pouco para tudo o que fizemos ao planeta; é apenas uma miragem para a vida selvagem ganhar um pouco de ânimo, após tantas décadas de destruição maciça; mas não deixa de ser um marco importante e que pode revolucionar as mentes de muitos e de procurar formas mais sustentáveis para preservar o que este planeta ainda tem de rico.

The Year Earth Changed
(!) ALL IMAGES ARE PROPERTY OF APPLETV+

Apesar de ser demasiado curto e de não ter o impacto que precisava, não deixa de ser um pequeno conforto e um especial que nos deixa com um pensamento de esperança, fazendo com que possamos refletir e repensar novas formas de evitarmos colidir da pior maneira com os animais com quem partilhamos a nossa casa. The Year Earth Changed acaba por não ser nada de extraordinário comparativamente a outros documentários da BBC, e certamente poderia ir mais além e aproveitar para fazer uma pesquisa mais profunda de outros casos onde a natureza começou a invadir espaços urbanos, mas ainda assim é uma prova visual de que, de facto, é possível dar tempo ao mundo natural para recuperar.

Há todo um trabalho amador por trás das câmaras, ao contrário de produções similares deste género documental, no entanto, isto torna tudo mais envolvente durante a curta viagem que fazemos em torno do planeta para conhecermos estas pequenas (e adoráveis) histórias de esperança. The Year the Earth Changed pode ser o início de muitos documentários do género caso mantenhamos a nossa relação com a natureza saudável e que, mesmo não querendo elevar muito as expectativas, não deixa de nos fazer esboçar um sorriso porque, no final do dia, são os animais que fazem com que o mundo seja mais bonito e equilibrado.

The Year Earth Changed
(!) ALL IMAGES ARE PROPERTY OF APPLETV+

Leiam outros Especiais aqui.

Comments