Anime TV

The Way of the Househusband – Season Finale – 1ª Temporada

The Way of the Househusband season finale

PODE CONTER SPOILERS DE THE WAY OF THE HOUSEHUSBAND!!!

Em anos recentes, a Netflix tem vindo a investir cada vez mais na animação japonesa, com alguns graus de sucesso pelo meio. Este ano avizinha-se como um dos mais ativos para o serviço de streaming, com títulos como Edens Zero, Godzilla: Singular Point, Eden, a segunda temporada de Beastars ou a temporada final de The Seven Deadly Sins sob o olhar atento dos fãs do género. Enquanto esperamos por estes títulos mais significativos, a Netflix também tem vindo a investir em outros conteúdos mais “leves”, sendo este The Way of the Househusband um desses títulos!

Baseado no mangá de Kousuke OonoThe Way of the Househusband centra-se em Tatsu, também conhecido no submundo do crime como “O Dragão Imortal”, um dos yakuzas mais temidos. Pelo menos, até ao dia em que este desaparece por completo… para regressar como um doméstico a tempo inteiro!

The Way of the Househusband season finale

O MELHOR:

The Way of the Househusband pode muito bem vir a ser uma das surpresas mais hilariantes de 2021 no que refere à indústria da animação japonesa!

Pode contar com uma ideia um tanto ou quanto bizarra em si, mas acaba por nos fazer rir às gargalhadas com as peripécias transmitidas. Basicamente, implica vermos um ex-yakuza que traz um certo nível de intensidade às tarefas mais mundanas do dia-a-dia, como ir às compras, limpar a casa, entre outros. Por outras palavras, cada evento apresenta-se como único e traz motivos para esboçar-mos um sorriso bem rasgado na nossa cara!

A própria estrutura dos episódios ajudam a cimentar essa ideia. A temporada consiste em cinco episódios de 20 minutos cada, mas cada um deles está dividido em “episódios”, cada um deles retratando algo diferente e sem qualquer ligação aparente (trazendo à memória uma estrutura já vista em Shin-Chan, por exemplo). Ainda que apresente algumas ideias de continuidade, este formato “antológico” traz um sabor diferente a cada minuto que passa.

The Way of the Househusband season finale

Tal como tinha mencionado acima, o seu fator mais atrativo reside na intensidade que o protagonista traz às suas tarefas diárias. E é impossível não nos deixarmos contagiar: há momentos que nos levam a pensar que Tatsu está prestes a “regressar” ao seu “eu” de antigamente, para depois nos apanhar desprevenidos com alguma coisa tão absurda e, ao mesmo tempo, hilariante. Não só consegue subverter as nossas expectativas como membros da audiência, mas o mesmo se aplica aos personagens que habitam The Way of the Househusband. Amigos, vizinhos, familiares, rivais, todos ficam boquiabertos com algumas das ações que Tatsu demonstra.

E esta ideia é igualmente vendida de forma genial por Kenjirô Tsuda, que empresta a sua voz a Tatsu. O ator transmite na perfeição essa mesma intensidade, acabando por contribuir, para elevar o tom absurdo dos eventos retratados. Os restantes membros do elenco revelam-se competentes nos seus papéis, mas acabam por ser ofuscados por Tsuda e pela sua entrega total a Tatsu.

The Way of the Househusband season finale

O PIOR:

A animação de The Way of the Househusband pode vir a ser o ponto mais controverso para os fãs do mangá ou da indústria em geral.

Em vez de optar por um estilo de animação tradicional, a J.C. Staff – a produtora a cargo da animação – optou por uma abordagem diferente. De uma forma básica, fica a ideia de que estamos a ler um mangá com cores. Isto é, as imagens estão repletas de detalhes, cores e brilhos, mas as transições são estáticas em geral. Mesmo algumas das ações presentes estão praticamente paradas.

Compreende-se que isto seja um efeito premeditado para a produtora – e é um estilo que mesmo Kousuke Oono apoia – mas é fácil de perceber o porquê de isto acabar por causar desagrado a muitos fãs.

The Way of the Househusband season finale

Apesar deste problema controverso com a animação em geral, The Way of the Househusband não deixa de ser uma aposta curiosa para os fãs que procurem algo para poderem rir às gargalhadas. Apresenta um conceito bizarro raramente visto neste meio, e deixa que a comédia flua do princípio ao fim. Acaba por ser um animé simples e de fácil visualização, mas os risos estão praticamente garantidos!

A série encontra-se disponível na sua íntegra na Netflix. Enquanto aguardamos por confirmação de novos episódios, podem ler outras das nossas críticas a Animes aqui.

Estado da série: STAND-BY

0 75 100 1
75%
Average Rating

Apesar de contar com um estilo de animação que não deixará ninguém indiferente, The Way of the Househusband não deixa de ser uma pérola para a Netflix. É uma série com um conceito bizarro que, surpreendentemente, acaba por ser igualmente eficaz como uma comédia.

  • 75%

Comments