Mini-Reviews TV TV

Resident Alien – Season Finale – 1ª Temporada

Resident Alien Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE RESIDENT ALIEN!

Alan Tudyk está de volta à televisão e com um papel icónico que assenta perfeitamente na sua veia artística performativa. Tal como o título indica, Harry é um alien que aterra no nosso planeta e depressa decide camuflar-se no meio dos humanos enquanto planeia a destruição dos mesmos. No entanto, um jovem descobre a verdadeira identidade deste aparente médico forense (que soluciona homicídios, ainda por cima!) e que compromete a missão de Harry. No entanto, para além do jovem, outros habitantes da pequena cidade do Colorado começam a conquistar este alien que, inicialmente, acredita não conseguir sentir empatia com humanos. Proveniente do Syfy, Resident Alien é aquela comédia prazenteira que irá satisfazer as delícias dos fãs de ficção científica nesta época de escassez, ainda que tenha sido exageradamente idolatrada.

Resident Alien Season Finale

O MELHOR:

Resident Alien prima, não só por ter Tudyk no papel principal, como também possui um humor mordaz e que tira proveito de personagens carismáticas que, de alguma forma, elevam a série a ter um charme muito próprio e a distanciar-se de comédias mais cliché do género.

Oscilando entre o estilo procedural e de narrativa fluída, Resident Alien acaba por ser extremamente gratificante ao realçar as especificidades das personagens, dando-lhes tempo de antena suficiente para as mesmas se desenvolverem. Além disso, apostar no registo procedural acaba por fazer com que o espectador se embrenhe (e, por conseguinte, não se canse) nas diferentes façanhas deste alien muito divertido, puxando gradualmente a empatia do espectador para com o mesmo, e permitindo que Tudyk atribua novas características à personagem. O restante elenco é também competente e, o facto da série tentar ser nivelada em dar-lhes o tempo que precisa para florescer, torna-a num estudo engraçado e caricatural que conquista a longo prazo.

Embora os elementos estejam quase todos em sintonia, a crítica idolatrou a série a um ponto em que chega a ser algo exagerado.

Resident Alien Season Finale

O PIOR:

Resident Alien é inquestionavelmente divertido, mas não é uma peça original… nem perto disso.

Se a simbiose entre procedural e narrativa argumentada acaba por agradar a uns, já a outros irá ser um pouquinho incomodativa. É difícil encontrar um equilíbrio estável e que proporcione ao espectador um elemento chave que lhe consiga prender em termos de narração. Resident Alien tem uma temporada muito sólida em termos de exposição, mas a sua premissa é já comum e, mesmo com as suas vicissitudes, é uma série que não tem uma propriamente um desenvolvimento tão criativo quanto isso. A fórmula pode conter em si algumas características frescas (e que, de facto, a enaltecem), mas o sumo da sua essência narrativa acaba por não ser nada de particularmente original.

O humor também nem sempre nos consegue conquistar, por muitos que sejam os esforços de Tudyk. Ora entretém, ora torna-se demasiado cringe e óbvio. Mas sem sombra de dúvida que Resident Alien é uma comédia que, a longo prazo, nos deixa com vontade de continuar a visualizá-la e o seu formato (ainda que possa não agradar a todos) faz com que os elementos principais que compõem a sua história nos proporcionem um serão de diversão genuíno e apetecível.

Portanto, Resident Alien é uma comédia muito agradável e tem personagens carismáticas que irão deixar o público deliciado, ainda que precise de melhorar alguns aspetos humorísticos e apostar num registo mais estável, já que a apresentação nesta componente híbrida de géneros contribuiu imenso para a empatia do espectador com o protagonista, mas a longo prazo poderá prejudicá-la ainda mais.

Resident Alien Season Finale

Estado da Série: RENOVADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 75 100 1

75%
Average Rating

Resident Alien é uma série muito carismática, ainda que nem sempre o seu humor conquiste. O facto de ter um protagonista talentoso e apostar nas suas personagens faz com que seja um registo com um futuro sorridente e com capacidade para melhorar.

  • 75%

Comments