Anime TV

Jujutsu Kaisen – Season Finale – 1ª Temporada

Jujutsu Kaisen Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE JUJUTSU KAISEN!

O vencedor do anime do ano da Crunchyroll termina a sua primeira temporada com esperança daquele que poderá ser um dos estudos mais interessantes do anime contemporâneo. Itadori é um jovem que engole um talismã amaldiçoado – mais propriamente um dedo de um demónio lendário – e acaba por ser o hospedeiro desse mesmo demónio, de nome Sukuna, sendo forçado a ingressar numa escola para feiticeiros jujutsu, que estão encarregues de exterminar as maldições que vagueiam no mundo e aniquilam seres humanos a um ritmo assustador. Jujutsu Kaisen é produzido pelos estúdios Mappa (também responsáveis pela temporada final de Attack on Titan) e é uma criação de Gege Akutami. Um anime denso, com uma temática invulgar e que irá deliciar os fãs que procuram uma história repleta de personagens memoráveis, ação constante, humor sarcástico e visuais magníficos.

Jujutsu Kaisen Season Finale

O MELHOR:

Jujutsu Kaisen é um anime rico em mensagens e tem uma exposição artística bastante cativante, fazendo com que o público fique cativado a seguir a história das suas muitas personagens.

De facto, Jujutsu Kaisen tem tanta informação que, por um lado age como o seu aspeto mais interessante, como também acaba por ser o seu calcanhar de Aquiles nalguns aspetos. Acima de tudo, a narrativa é diversificada e inclui personagens para todos os gostos, com destaque claro para o protagonista Yuji Itadori, o seu mentor Satoru Gojo e os fiéis companheiros Megumi Fushiguro e Nobara Kugisaki. Todos eles recebem características muito específicas e são-lhes constantemente atribuídas novas camadas, deixando o público rendido, não só ao seu charme, como ao seu desenvolvimento. Para além disso, Jujutsu Kaisen é muito hábil e original em expor o background das personagens, sejam elas principais ou secundárias, e consegue quase sempre incluí-las sem parecer forçado e sem afetar os avanços narrativos. Ao apostar nesta técnica, o anime consegue o impossível: criar um mecanismo próprio de apresentação de imensos intervenientes e de deixar o público curioso com todos eles, evitando exageros melodramáticos e sem os tornar “super-heróis instantâneos” dentro do seu meio.

Os vilões são também bastante apetecíveis, ainda que, por serem demasiados, acabe por nos confundir e nos fazer dispersar do rumo principal da história. Em vinte e quatro episódios, Jujutsu Kaisen inclui em si informação suficiente para encher uma biblioteca, com toda a mitologia, arcos narrativos e personagens que compõem o seu fluxo. Em termos técnicos, Jujutsu Kaisen é impressionante, com uma diversidade de desenhos magistral e que faz com que nunca estagne num ponto particular, tornando a experiência mais apelativa ao olho e diversificada na exposição da ação. Há todo um trabalho em captar a essência do mangá e de tentar nivelar ao máximo (ainda que nem sempre consiga fazê-lo) o tempo de antena das personagens e fazê-las progredir nos seus diversos contextos. Sendo assim, Jujutsu Kaisen acaba por ter a fórmula de sucesso que todos precisavam para encontrarem a sua próxima obsessão e incita a criação de teorias para o seu futuro.

Jujutsu Kaisen Season Finale

O PIOR:

Apesar de ser um fã de Jujutsu Kaisen, devo reconhecer que, dentro das suas muitas qualidades, acaba por ser, por vezes, demasiado denso e apressado nalgumas componentes, para além do vasto leque de personagens que se torna exageradamente exigente para o espectador.

A rapidez dos diálogos compromete frequentemente o worldbuilding, revelando uma certa fragilidade na exposição do mesmo. Com uma componente narrativa tão densa e cheia de uma cultura própria, nova e de hierarquia e parâmetros muito específicos, Jujutsu Kaisen deveria ser um pouco mais brando ao entregar a sua informação. Para alguém que está a conhecer este mundo pela primeira vez (e não acompanhe os mangás), a série acaba por não saber equilibrar muito bem (e acertar no ritmo) a quantidade de informação que “cospe” ao mesmo tempo que está a desenvolver personagens. Resumindo, Jujutsu Kaisen podia optar por uma abordagem que permitisse o melhor dos dois mundos sem se prejudicar em termos de credibilidade.

Ao apressar demasiado os diálogos que contêm informações valiosas nas suas linhas, faz com que o espectador comece a duvidar da solidez da sua construção e da sua fantasia, dando um look de que, muitos dos aspetos históricos que compõem os valores, movimentos corporais e poderes dos muitos demónios e feiticeiros que vão enchendo o ecrã, são feitos um pouco “às quatro pancadas”. Claro que o anime é hábil em divergir a atenção do público quando irrompe com a sua ação fogosa e animação magnífica, mas fica aquela “pulga atrás da orelha” muitas vezes.

Jujutsu Kaisen Season Finale

A quantidade de intervenientes também não ajuda a que o público consiga saborear toda esta cultura nova, estando constantemente a desviar o seu foco de atenção e ficando à espera de respostas para o aparecimento e/ou contextualização dos mesmos. Apesar de conseguir esta proeza de uma forma admirável, a quantidade faz com que o espectador perca muitas vezes o “fio à meada” do que está a acompanhar e não consiga assentar um pouco e fazer os seus próprios julgamentos dos mesmos. Ainda que precise de explorar melhor os seus vilões nalguns aspetos em futuras temporadas, Jujutsu Kaisen é incrivelmente perspicaz em aguçar a nossa curiosidade e em prolongar o seu mistério central; para além de conseguir deslumbrar-nos com a sua capacidade genial de puxar o nosso lado mais humano em criar uma empatia com o vilão principal da série, do qual ainda sabemos muito pouco.

Portanto, Jujutsu Kaisen é, de facto, uma obra complexa, repleta de ação fantástica e com personagens muito amorosas (no sentido em que são intrigantes e apelativas) e que prometem continuar a desenvolver-se ao longo de muitas temporadas e, acima de tudo, é um anime que sabe como nos absorver na sua densidade e entregar os elementos essenciais para nos sentirmos sugados no seu mundo, mas precisa de ser mais brando em expor a sua informação e de ser mais focado em fechar linhas de história que vai acumulando episódios após episódio.

Jujutsu Kaisen Season Finale

Estado da Série: STAND-BY

Leiam outras Mini-Reviews de Anime aqui.

0 85 100 1
85%
Average Rating

Jujutsu Kaisen é um anime que tem uma mitologia fresca e interessante, ainda que tenha algumas dificuldades em expô-la sem parecer presunçoso. As personagens são diversificadas e divertidas e estão sempre em constante evolução, para além de uma componente técnica assustadoramente brilhante.

  • 85%

Comments