Mini-Reviews TV TV

Europe’s New Wild – Series Finale – 1ª Temporada

Europe's New Wild Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE EUROPE’S NEW WILD!

A PBS lançou uma minissérie documental que certamente irá apelar aos amantes da natureza europeia, que em quatro curtos episódios, relata os progressos feitos pelas equipa de rewilding da Europa em torná-la novamente selvagem. Desde Portugal (visitem o site do Rewilding Portugal aqui) até à Roménia, a Europa está a fazer um esforço em combater a pegada humana deixada nos diferentes habitats do continente, com o regresso em força do lince ibérico às planícies do nosso país e de Espanha, para além do bisonte europeu ter sido resgatado da extinção e estar agora a definir novas paisagens nos Cárpatos romenos. É um esforço notável e extremamente aliciante para inspirar uma recolonização do meio selvagem em países em que o ser humano acabou por contribuir para a sua extinção. Apesar de ser demasiado curta, Europe’s New Wild é uma experiência visual absolutamente imperdível e que se foca em diversos aspetos que podem marcar pela diferença em preservarmos o planeta e reduzirmos o nosso impacto nocivo no meio selvagem europeu.

Europe's New Wild Series Finale

O MELHOR:

Com uma narração soberba de Russell Boulter, Europe’s New Wild é uma minissérie gratificante, que combina aspetos exclusivos e pouco abordados em documentários do género e coloca o expectador diretamente na linha da frente no combate à intrusão humana no meio selvagem.

A quantidade de espécies abordadas nos episódios, e em específico, o aumento dos seus números no meio, é um dos pontos mais positivos, fazendo com que comecemos a dar mais atenção a causas naturais que são cruciais no desenvolvimento do planeta para mantermos a nossa casa diversificada em espécies e continuarmos a reduzir o nosso peso na consciência por toda a manipulação que exercemos sobre a natureza. Europe’s New Wild foca-se em destinos diferentes, desde os tons quentes do Vale Foz Côa, passando pelas gélidas paisagens da Lapónia, até às colinas primaveris dos Cárpatos, a minissérie acaba por, não só ser educativa, como uma experiência didática em que o espectador tem acesso às equipas responsáveis por esta notória recuperação natural.

As metodologias são explicadas, apelando a um maior número de apoiantes a investir neste tipo de causas que, sem sombra de dúvida, poderão fazer a diferença entre a desertificação do nosso planeta e a remodelar o futuro que, graças a nós, está numa linha muito ténue. Portanto, Europe’s New Wild é um exercício televisivo que não tem a magnitude de uma minissérie documental da BBC, mas tem o coração no sítio certo e é informativa para nos deixa investidos na sua duração, com o auxílio da narração extremamente envolvente de Boulter.

Europe's New Wild Series Finale

O PIOR:

Infelizmente, eram necessários mais episódios.

Europe’s New Wild tem uma missão tão urgente que quatro curtos episódios sabe a pouco e torna este produto facilmente esquecível. É um esforço bonito, mas a Europa é demasiado vasta e precisa tanto de que estes exercícios continuem porque, sem eles, o planeta não irá conseguir lidar com a nossa influência por muitos mais anos. O rewilding é absolutamente essencial. É uma iniciativa que não devia estar restrita a apenas alguns países, mas sim a todo o globo onde as espécies se estão a extinguir a um ritmo assustador. Por muito adorável que esta minissérie documental seja, por muito elucidativa e educativa, continua a ser uma entrada que antecede o prato principal e a sobremesa. Europe’s New Wild não devia ser apenas uma entrada, mas sim a refeição completa, com todos os esforços de recuperação embebidos em imagens para que a Europa comece a espalhar o seu rewilding e a inspirar com maior impacto o maior número de adeptos possível. Sem o rewilding, o mundo ficará despido em pouco tempo, e este New Wild marca um momento de esperança e de muito aguardada mudança.

Europe’s New Wild, portanto, é um exercício televisivo muito aliciante, mas precisava de ser maior para causar um impacto significativo no mundo. Assim, acaba por ser demasiado suave.

Europe's New Wild Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 80 100 1

80%
Average Rating

A nova minissérie da PBS sobre o rewilding da Europa é extremamente educativa e preciosa, o que se torna problemático com a reduzida quantidade de episódios que removem o seu impacto a longo prazo na população mundial.

  • 80%

Comments