Mini-Reviews TV TV

Sasquatch – Series Finale – 1ª Temporada

Sasquatch Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE SASQUATCH!

Proveniente da Hulu e fazendo a sua estreia nesta edição do SXSW Film Festival, Sasquatch é uma minissérie de true crime bizarra, inesperada e com algumas ideias um pouco… digamos… alucinadas? Parece que num bosque remoto do Triângulo Esmeralda (que engloba três estados dos Estados Unidos), um bizarro acontecimento tem lugar em 1993, quando o jornalista de investigação David Holthouse visita uma “quinta de canábis”. Três homens são encontrados dilacerados numa plantação de marijuana e os/as locais/testemunhas alegam que estes homicídios são obra de um Sasquatch (aquilo que, na mitologia, associamos ao Bigfoot: um humanoide com traços ainda de símio selvagem, que tem sido objeto de muitas especulações de avistamentos ao longo dos anos). Mirabolante, não é? Sasquatch acaba por, em três episódios, levar Holthouse em busca do que realmente aconteceu, conhecendo personagens carismáticas e outras carismáticas em prol de obter a verdade da experiência que vivenciou na quinta de canábis.

Sasquatch Series Finale

O MELHOR:

Sasquatch é uma obra que não pode ser levada a sério, de forma nenhuma.

Aliás, é notória a capacidade dos produtores Duplass em apostarem em algo tão excêntrico, tão “fora-de-série” que, de alguma forma, há sempre algum prazer caricato a retirar dele. Realizados por Joshua Rofé, os episódios acabam por fazer um apanhado geral, com algumas passagens animadas que aguçam ainda mais a curiosidade do espectador, ainda que não sejam suficientemente bons para enaltecer a obra no seu todo. Mas já lá vamos.

Sasquatch acaba por ser um exercício televisivo que irá dividir os espectadores. Enquanto uns irão divertir-se com o tom cómico e irónico da obra, já outros irão achar que é um desperdício de tempo. Tentando encontrar um lugar comum entre ambas as opiniões, Sasquatch é, de facto, extremamente engraçado porque sabe perfeitamente que está com um caso minimamente credível em mãos e nunca “descaricatura” o facto de se incidir num tema (quase que) inacreditável. Os intervenientes que vão sendo entrevistados ajudam a que a experiência seja ainda mais divertida, com alguns cognomes fora do vulgar como “Legendary Sasquatch Hunter“, provocando momentos de pura gargalhada imperdíveis. Para além disso, o próprio protagonista acaba por ser caricato à sua maneira e a viagem torna-se extremamente engraçada até que o tom muda e se torna algo mais sombrio. Quando se lida com veteranos que caçam Sasquatchs, é sinal de que estaremos perante peritos de um certo calibre da área, tornando o profissionalismo de Sasquatch ainda mais empolgante.

Mas é precisamente por deixarmo-nos levar por esta componente mais suave e mais descontraída que Sasquatch acaba por ser prazenteiro e de conquistar um público que sabe perfeitamente naquilo que precisa para descontrair de um dia cansativo e que precisa de soltar uma gargalhada genuína para o seu dia ficar mais colorido.

Sasquatch Series Finale

O PIOR:

Se, por um lado, Sasquatch pode ser divertido para uns, para outros será um verdadeiro desperdício de tempo.

Séries true crime normalmente têm uma génese dramática intensa, e que apela ao nosso lado mais emocional de uma forma mais íntima e Sasquatch foge a essa regra. Apesar de os episódios adensarem-se a caminho do desenlace, Sasquatch não consegue ser sustentável em equilibrar o melhor dos dois mundos. Foca-se demasiado no mito do Sasquatch para suportar o seu lado mais irónico, mas acaba por negligenciar o seu foco primário. Quando começa a mudar de tom e a ser menos cómico, o espectador acaba por não ter já capacidade para levar a sério algo que agiu como mote primário e que, durante os episódios iniciais, foi o epicentro de todo um conjunto de satirização furtiva.

Este desequilíbrio de Sasquatch acaba por ser aquilo que fere a sua premissa e por não conseguir, em três episódios manter-se nivelado para agradar ao público como o produto de true crime que ambiciona ser. Ainda assim, não deixa de ter momentos divertidos e que, para quem procura entretenimento fácil com base em algo real, preenche perfeitamente as medidas.

Sasquatch estará disponível na Hulu a partir do dia 20 de Abril.

Sasquatch Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 60 100 1
60%
Average Rating

Sasquatch é uma minissérie de true crime que, a uns dará momentos para rir abundantes, para outros será um verdadeiro transtorno e esta falta de equilíbrio impede-a de ascender a algo que podia muito bem ficar nos livros da História televisiva.

  • 60%

Comments