Mini-Reviews TV TV

Murder Among the Mormons – Series Finale – 1ª Temporada

Murder Among the Mormons Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE MURDER AMONG THE MORMONS!

Como não podia deixar de ser, o CineAddiction tinha de inspecionar o novo true crime da Netflix, Murder Among the Mormons, uma produção produzida por Joe Berlinger (Crime Scene: The Vanishing at the Cecil Hotel, Conversations with a Killer: The Ted Bundy Tapes) e realizada por Jared Hess e Tyler Measom. E, tal como o seu título indica, a história remete-nos para os anos 80, onde um documento revolucionou a doutrina da religião mórmon na sua sede em Salt Lake City nos EUA, e estranhos homicídios começaram a ocorrer quando bombas explodem em locais específicos da cidade, tirando a vida a pessoas envolvidas com estes mesmos documentos. Nisto, ficamos a conhecer alguns dos membros da igreja, antigos rivais e amigos que estiveram envolvidos no maior escândalo religioso dos últimos anos.

Murder Among the Mormons Series Finale

O MELHOR:

Murder Among the Mormons tem a vantagem de ser uma minissérie curtinha.

Ao longo de três episódios (ainda que a minissérie encontre algumas dificuldades no seu arranque), vamos sendo elucidados para o tipo de crime que estamos a ver e um twist inesperado acaba por deixar-nos mais investidos a meio do segundo episódio. É um documentário que é rico em personagens carismáticas (é quase impossível que o espectador não esboce na sua mente uma visão caricatural de alguns dos intervenientes) e que traz uma história que, mesmo tendo já alguns anos no seu cartório, não de parecer fresca nos tempos que correm.

A realização é também prazenteira, já que as recriações ficcionais acabam por elevar ligeiramente o formato, para além de as entrevistas acabarem por ser emocionais com as vítimas e sobreviventes deste caso invulgar e repleto de mistério. É óbvio que o que nos ajuda também a estar ainda mais envoltos neste conto, é precisamente o tom cómico com que os realizadores absorvem das suas entrevistas e se torna extremamente divertido (e interessante) abordar a religião mórmon pela sua conduta e sede intensa por “caçar tesouros” para trazer mais veracidade às suas doutrinas.

Murder Among the Mormons Series Finale
Murder Among the Mormons, episode 1. c. Courtesy of Netflix © 2021

O PIOR:

Apesar de entreter bastante, Murder Among the Mormons, não tinha necessidade de se estender por três episódios.

A verdade é que o arranque que está caprichado com informações desnecessárias, podia muito bem ser encurtado e Murder Among the Mormons assentaria melhor como um filme televisivo em vez de adquirir uma estrutura episódica. Também não é propriamente um daqueles exercícios documentais em que há um trabalho fabuloso de montagem; e muito disto deve-se ao facto de ser um registo que não consegue expor a sua informação sem atiçar o espectador para se rir um pouco com a apresentação caricatural de alguns dos seus intervenientes. É um ponto muito divertido e que nos agarra, mas é um mecanismo um pouco desrespeitoso tendo em conta a ética de trabalho.

Mesmo que o público se sinta entretido com Murder Among the Mormons, certamente não irá ficar gravado na sua mente como uma minissérie de impacto profundo. É modestamente cativante, mas tem um formato que não se justifica e por vezes dá a entender que quer parecer cool quando está a relatar uma mente criminosa, responsável por mortes calculadas ao mais detalhado pormenor e nenhum assassino deve ser retratado desta forma. Por muito surpresos ou até curiosos que nos sintamos, e até pensemos para nós que a personagem criminosa tem um nível de inteligência elevado, isso não significa que se deva adornar essa imagem para deturpar os seus crimes e fazê-lo passar pela “estrela do momento”.

Portanto, Murder Among the Mormons tem alguns problemas que prejudicam a sua qualidade e assenta num formato de domingo à tarde para os amantes de true crime. Não é brilhante, nem perto disso, mas é divertido e traz um caso caricato e que brinca com doutrinas religiosas extremistas, mesmo que isso não justifique a tentativa de incutir fascínio na entidade criminosa responsável pelos homicídios retratados.

Murder Among the Mormons Series Finale
Murder Among the Mormons, episode 1. c. Courtesy of Netflix © 2021

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 65 100 1
65%
Average Rating

Murder Among the Mormons é uma minissérie que tem um formato escusado e podia ser mais compresso para dar origem a um filme e, embora seja muito divertido de acompanhar, não deixa de criar um desconforto por idolatrar um ponto a figura criminosa em que se foca.

  • 65%

Comments