Anime TV

Pacific Rim: The Black – Season Finale – 1ª Temporada

Pacific Rim: The Black season finale

PODE CONTER SPOILERS DE PACIFIC RIM: THE BLACK!!!

Guillermo del Toro é bastante conhecido graças ao seu estilo de filme mais ligado à fantasia ou terror (ou ambos). Dito isto, o realizador decidiu investir na ficção científica com Pacific Rim. Embora este não seja um dos melhores trabalhos que del Toro nos proporcionou durante a sua carreira, esta nova propriedade provou ser popular o suficiente para despertar o interesse de Hollywood, que depressa estabeleceu uma sequela sob a forma de Pacific Rim: Uprising. E agora, sob a alçada do novo acordo entre a Netflix e a Legendary, chegou uma nova versão dos filmes, desta feita como uma série de animação intitulada Pacific Rim: The Black.

Hayley (Gideon Adlon) e Taylor (Calum Worthy) são dois irmãos que se vêem separados dos seus pais quando os Kaijus tomam a Austrália de assalto, deixando o continente completamente às escuras. Cinco anos depois destes eventos, os dois irmãos estão prestes a perder a esperança de reencontrar os seus pais quando se deparam com o Atlas Destroyer, um Jaeger de treino. Com esta nova arma, Hayley e Taylor deixam o conforto da sua aldeia para encontrarem os seus pais, mas depressa descobrem que um continente isolado do mundo e infestado de Kaijus de vários tamanhos e feitios é o menor dos seus problemas.

Pacific Rim The Black season finale

O MELHOR:

Tanto fãs de Pacific Rim como não-fãs encontrarão aqui razões mais do que suficientes para ver este Pacific Rim: The Black de fio a pavio.

A animação em 3D raramente traz consigo alguns sucessos (basta ver o que aconteceu com Berserk ou Saint Seiya: Knights of the Zodiac, por exemplo). No entanto, isso não significa que todas as séries de animação deste género sejam completamente más. Assim de repente, pode-se pensar no caso da trilogia Transformers: War for Cybertron como um dos bons exemplos. Dito isto, Pacific Rim: The Black acaba por ser mais uma demonstração do melhor que a produtora Polygon Pictures consegue oferecer. Embora mostre algumas fragilidades na animação dos seres humanos e de algumas expressões faciais, estas em nada se comparam com o que o resto da série consegue oferecer nesse respeito. Além dos espaços cénicos diferentes ao habitual na saga, a animação dos modelos titânicos, e a fluidez em que os seus movimentos são captados, são de um esplendor de ver e chorar por mais.

A história em si pode ser um tanto familiar ou não recair nos parâmetros a que os filmes nos habituais, mas diga-se de passagem que, pelo menos, oferecem algo diferente ao mostrar uma versão dos acontecimentos em que a humanidade perdeu contra os monstros e vê-se obrigada a subsistir por si mesma com recursos limitados. É uma história de sobrevivência familiar, mas não deixa de ser uma versão diferente dos eventos retratados do filme. Também ajuda o facto de semear algumas ideias que, se forem bem executadas, podem servir de mote para mais temporadas no futuro próximo.

Pacific Rim The Black season finale

O PIOR:

No entanto, não esperem de Pacific Rim: The Black como uma das séries mais surpreendentes do ano, visto ainda ter um longo caminho pela frente.

Retomando o ponto da história, apesar de ter algumas ideias promissoras, não deixa de ser uma história que partilha várias semelhanças com o que já foi visto anteriormente e em outras propriedades semelhantes. No entanto, não se trata apenas da história, mas também das personagens que as habitam. Fica a ideia de que, como isto é o início, as várias personagens que a série apresenta ainda têm muita evolução para testemunhar. O que é uma pena, visto que o que testemunhamos aqui são alguns arquétipos que, honestamente, já começam a demonstrar alguns sinais de cansaço.

Também não ajuda que esta primeira temporada seja relativamente curta, rondando 7 episódios de 30 minutos cada. Esta tática já não é uma grande surpresa para a Netflix – algumas das suas séries animadas originais tendem a ser mais curtas inicialmente como forma de “apalpar terreno”; basta ver a primeira temporada de Castlevania – mas para quem queria ver mais espetáculo entre Jaegers e Kaijus, ou um melhor desenvolvimento dos personagens principais e secundários, vai acabar por ter uma experiência menos boa.

Pacific Rim: The Black season finale

Pacific Rim: The Black não é o que se esperava, uma vez que traz consigo algumas familiaridades que poderiam ter sido melhor aproveitadas, dando assim uma aura mais promissora. Felizmente, conta com uma animação 3D acima da média para o estúdio de produção e, se tudo correr bem, as suas falhas podem vir a ser melhoradas com o passar do tempo. Resta agora esperar para ver.

Podem ler outras críticas de Animes aqui.

Estado da série: STAND-BY

0 60 100 1
60%
Average Rating

Pacific Rim: The Black acaba por ser uma ligeira desilusão, uma vez que incorre a algumas fórmulas e armadilhas narrativas que podiam ter sido evitadas. No entanto, a animação é uma das melhores que a Netflix já ofereceu - pelo menos, na animação em 3D - e também deixou algumas esperanças sobre o futuro promissor que a série reserva.

  • 60%

Comments