Mini-Reviews TV TV

A Wild Year on Earth – Series Finale – 1ª Temporada

A Wild Year on Earth Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE A WILD YEAR ON EARTH!

Como já é habitual, os documentários sobre o mundo natural são algo que costumamos abordar, especialmente porque ainda é um género pouco apreciado (e divulgado) neste ramo. A Wild Year on Earth acompanha um ano inteiro da rotação do planeta Terra em torno do sol, onde estações do ano despoletam migrações em massa de animais selvagens, desencadeiam fenómenos naturais que equilibram a temperatura do globo e celebrações histórias das comunidades humanas espalhadas pelo mundo. É um registo documental da BBC que foge um pouco ao formato regular das minisséries documentais, mas que tem um charme próprio e traz-nos novas imagens de comportamentos inéditos dos animais.

A Wild Year on Earth Series Finale
Sea Otter baby and mother, California coast – A Wild Year on Earth _ Season 1, Episode 1 – Photo Credit:

O MELHOR:

Laura Carmichael, de Downton Abbey, é uma narradora extremamente hábil e a sua voz agracia-nos numa viagem empolgante sobre algumas das características mais interessantes de abranger um ano inteiro no centro do meio selvagem e natural.

As imagens, como já é habitual, são estonteantes e a direção de fotografia é vertiginosa em captar algumas das paisagens e animais de uma forma incrivelmente detalhada e visualmente impressionante. Apesar de estar segmentado em pequenos trechos, o que remove com algum envolvimento do espectador, A Wild Year on Earth é singular na sua apresentação e continua a manter um legado fascinante deste género documental. A banda-sonora é palpitante e realça a mãe-natura com um carisma próprio, para além de embelezar sonoramente as sequências do foco na comunidade humana. Há todo um trabalho fabuloso de câmara em captar sequências vertiginosas e em englobar locais distintos e as espécies que neles habitam, salientando a diversidade selvagem que ainda vai sobrevivendo à influência e pressão humana sufocantes.

A Wild Year on Earth Series Finale

O PIOR:

Dividida em seis episódios, A Wild Year on Earth acaba por ser um pouco apressado e tenta incluir demasiada informação nos seus episódios, removendo alguma envolvência que seria fulcral.

O facto de querer dar a conhecer várias espécies num espaço tão curto de tempo, A Wild Year on Earth acaba por não conseguir igualar-se a outras produções da BBC. É um exercício ternurento e amoroso, que nos deixa com uma saudade própria de um A Perfect Planet não muito longínquo, mas que sabe a pouco por não apostar mais nos animais que aborda. Para além disso, a componente das comunidades humanas não assentam propriamente no estilo que a minissérie quer incutir. Isto porque o mundo natural é a verdadeira estrela que desfila pela tela, e em tão poucos episódios, este espaço poderia ser facilmente substituído por algumas abordagens mais profundas das espécies.

Apesar de encaixar perfeitamente no contexto que é requerido de documentários do género, A Wild Year on Earth é uma produção que tem ambições muito bem intencionadas, mas que perde foco por não fazer uma seleção mais contida de conteúdos a explorar. Mesmo com um trabalho técnico impressionante, o espectador acaba por ficar a saber algo novo de forma muito superficial e facilmente irá esquecer-se nos minutos seguintes. Em suma, A Wild Year on Earth tem imagens belíssimas de espécies de que ainda desconhecemos muitos dos seus comportamentos selvagens, mas acaba por ficar reduzida a uma colagem de pequenos vídeos que não formam a coletânea que esta minissérie ambicionava (e merecia) ser.

A Wild Year on Earth Series Finale

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 70 100 1

70%
Average Rating

A Wild Year on Earth é uma minissérie da BBC competente e ternurenta, mas que não consegue igualar-se às restantes produções televisivas por optar por um sistema de colagem de vídeos curtos e que pouco aprofundam as espécies que aborda.

  • 70%

Comments