Cinema Críticas

Crítica: Red Dot (2021)

red dot crítica de cinema

CONTÉM SPOILERS DE RED DOT!

Após descobrir a sua gravidez, Nadja viaja para o norte da Suécia com o namorado David para tentar salvar o relacionamento em crise. A viagem acaba por se tornar um pesadelo quando eles começam a ser perseguidos por homens armados.

A trama é batida: um casal a tentar salvar o relacionamento numa viagem que passa para um filme de suspense e perseguição não é a ideia mais original do mundo, mas, por um momento, juro que pensei que surgiria alguma originalidade. Apesar da ótima cena dentro da barraca que remete ao título do filme, o argumento perde-se em truques velhos, como é o exemplo de iniciar o filme com uma cena do futuro, a morte de um animal doméstico e outras saídas fáceis que apenas parecem estar lá para aumentar a duração (como a sequência do gelo a quebrar e o personagem a cair na água gelada).

red dot crítica de cinema

Embora eu goste do facto de trazer uma protagonista não-branca. Uma fala racista atirada ainda no primeiro ato do filme parece soar mais como entretenimento do que uma reflexão ou crítica em si. Onde talvez pudesse haver uma tentativa de construção parecida com a de Get Out, tudo se perde em nome de manter o “bom” thriller típico dos filmes que costumam virar febre na Netflix.

A parte tensa do filme ainda tenta funcionar como uma metáfora para o casal tentar salvar o relacionamento, mas isso é explicado de maneira quase explícita, principalmente no ato final. Há também uma reviravolta forçada, com situações que jamais poderíamos imaginar, chegando a ser pior do que um deus ex machina mal utilizado. Obviamente que isto é uma tentativa que se acha esperta de instigar a decisão sobre o certo e o errado para o espectador, ou, pior e mais preguiçoso ainda, uma reflexão de que não existe apenas certo e errado, mas o cinema já nos mostra isso há algumas décadas, não?

Encerrando com o choque da vingança por sofrimento, a empatia criada pelos protagonistas é atirada fora justamente por essa reviravolta mal construída. No fim da história, Red Dot tenta ser uma brincadeira de impactar o público com o inesperado, mas acaba por ser apenas cansativo e preguiçoso.

red dot crítica de cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Red Dot

Título Original: Red Dot

Realização: Alain Darborg

Elenco: Nanna BlondellAnastasios SoulisJohannes Kuhnke.

Duração: 86 min.

Trailer | Red Dot

Comments