Cinema Críticas

Crítica: I Care a Lot (2020)

I Care a Lot Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE I CARE A LOT!

Rosamund Pike está de regresso ao cinema, num daqueles que se torna um dos melhores filmes da sua carreira. I Care a Lot foca-se em Marla Grayson, uma ambiciosa vigarista, uma predadora dos indefesos, que se torna forçosamente guardiã de idosos que os médicos (facilmente subornáveis) assumem como incapazes de tomar conta dos seus pertences ou propriedade. No entanto, quando uma oportunidade de ouro chega às mãos de Marla e da sua namorada e coparceira do crime Fran, o ganância leva-as a colidir com um magnata mafioso, após a sua mãe se tornar uma das mais recentes vítimas da vigarista. I Care a Lot é um filme engenhoso, extremamente bem caricaturado, com prestações fabulosas e um ritmo admirável que é raro em obras do género.

I Care a Lot Critica de Cinema

I Care a Lot destaca-se no panorama cinematográfico de hoje, utilizando uma narrativa absolutamente vertiginosa em expor as personagens, utilizando atores no auge das suas carreiras para tornar os momentos ainda mais intensos. É uma comédia que se metamorfoseia por outros géneros e é hábil em não cair em exageros melodramáticos, tornando-se verdadeiramente cativante do início ao fim. Ainda que algumas opções de J Blakeson ao assinar o argumento comecem a levar o filme por um caminho mais blockbusteriano, I Care a Lot acaba por sair vitorioso por não ter receio de cometer riscos. Sendo uma obra apetecível em termos argumentativos, I Care a Lot acaba por sucumbir ligeiramente às suas ambições e muda drasticamente de tom assim que coloca a protagonista a possuir uma atitude de heroína de ação repentina, o que rompe com alguma da sua credibilidade. Mesmo que isto se torne uma comichão um pouco mais para o último ato, I Care a Lot é um filme que sabe testar exatamente os seus limites, tornando-se num exercício que tem em mente as suas capacidades e que está escrito de forma consciente.

Mas é graças a Rosamund Pike que I Care a Lot ganha uma vida fenomenal, porque sem o seu carisma, o filme perderia alguma da sua força. Nomeada para os Golden Globes deste ano, I Care a Lot torna-se num dos melhores papéis da atriz, que tem vindo a diversificar o seu currículo e a perseguir papéis mais exigentes após a sua nomeação para os Óscares por Gone Girl. A realização e escrita palpitantes de J Blakeson acabam por nos manter constantemente na expectativa, e a maneira como mistura os diferentes géneros no seu argumento, eleva o filme a um patamar muito superior ao esperado. Mesmo que pudesse humanizar mais a sua personagem principal e fazê-la aperceber-se que o seu negócio está a deixar um rasto de famílias destroçadas (e em nota pessoal, seria esta a minha opção de desenrolar da narrativa), o público é imediatamente alertado pela sua narração e pela postura de Marla que isto será uma opção remota dentro das muitas que poderiam ser possíveis.

I Care a Lot Critica de Cinema

Mesmo não seguindo esta conduta de consciencialização que, de certa forma, seria a cereja no topo do bolo, I Care a Lot é imprescindível. É uma comédia criminal fabulosa, que conta com um elenco formidável, desde Eiza González a crescer como atriz, passando por Peter Dinklage num papel distinto do habitual, até a uma multifacetada Dianne Wiest que ainda se encontra em boa forma.

Portanto, para este fim-de-semana, I Care a Lot é inquestionavelmente um dos filmes mais cativantes para se ver, no conforto do lar, com a Netflix. É um filme com atitude, com um enredo que se preocupa com a colisão de arte e entretenimento, e que trabalha maravilhosamente bem os seus atores. Pode parecer irónico pelo seu título, mas o seu objetivo é claro e despreocupado. Por ser tão divergente da maioria das comédias criminais e por saber exatamente até onde pode ir para testar os espectadores, I Care a Lot é uma obra imperdível.

I Care a Lot Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Tudo Pelo Vosso Bem

Título Original: I Care a Lot

Realização: J Blakeson

Elenco: Rosamund Pike, Peter Dinklage, Eiza González, Dianne Wiest, Chris Messina, Isiah Whitlock Jr., Macon Blair, Alicia Witt, Damian Young.

Duração: 118 min.

Trailer | I Care a Lot

Comments