Cinema Críticas

Crítica: Cowboys (2020)

Cowboys Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE COWBOYS!!!

Quando se fala no género Western, é fácil de pensar imediatamente naqueles filmes antigos com cowboyssaloons, duelos no meio-dia, etc. Ao longo dos anos, este género em particular tem vindo a sofrer uma espécie de reinvenção para a era mais contemporânea. Este Cowboys é um desses casos, e vai mais além nos temas que pretende abordar.

Neste filme, Troy leva o seu filho, Joe, numa viagem pelos trilhos montanhosos do estado de Montana com o intuito de atravessar a fronteira com o Canadá. Ao mesmo tempo, pai e filho tentam evadir as autoridades, que pretendem devolver a criança à sua mãe, Sally.

Cowboys Crítica de Cinema

No que toca aos Westerns modernos, Cowboys é claramente de um calibre diferente. Realizado e escrito por Anna Kerrigan, este pode muito bem vir a ser um dos westerns mais belos de se ver, uma vez que dá uso e abuso das paisagens naturais do Montana no seu estado natural a seu favor. Embora tenha todos os elementos para poder parecer um western no seu sentido mais tradicional, a própria narrativa do filme acaba por funcionar na questão de lhe imbuir a sua própria identidade.

Podia centrar-se apenas na situação de fuga de pai e filho, mas acaba por ser mais profundo que isso. Tanto quanto vale, a narrativa principal do filme concentra os seus esforços na relação entre os dois. Embora o objetivo final do filme não seja tão óbvio, é nos momentos mais character driven que o filme acaba por brilhar. Em contraste, Cowboys também dá uso a momentos mais dramáticos sob a forma dos seus flashbacks abundantes, que ajudam a explorar a vida de Troy, Joe e Sally antes dos eventos principais. E é aqui que entra o verdadeiro tema do filme: a identidade sexual de Joe. Nascido como mulher, o jovem identifica-se como mulher, e enquanto o seu pai aceita esta escolha de braços aberto, as tensões começam quando Sally já não é tão aberta. Por mais que custe acreditar, isto é o que acontece no mundo real. E se uma pessoa, na fase adulta, tem algum receio em abrir-se sobre a sua orientação, uma criança atravessa ainda mais problemas. É de quebrar o coração durante certos momentos, mas acaba também por ter alguns momentos ternurentos.

Cowboys Crítica de Cinema

O filme pode contar com uma cinematografia linda e uma direção e escrita sensíveis, o que por si só devem valer a atenção merecida. Dito isto, o elenco também consegue arrancar algumas surpresas positivas. Sasha Knight, que interpreta o jovem Joe, é claramente a surpresa do filme, deixando-se levar pelo sentido de aventura, mas sem descurar dos seus dramas relativos à sua identidade. É doce, mas ao mesmo tempo humano. Isto não implica que o elenco adulto não esteja à altura, com Steve Zahn Jillian Bell, dois atores ligados ao cinema da comédia, a colocarem os seus dotes dramáticos à prova. E, surpreendentemente, acabam por sair por cima, seja Zahn a tentar imbuir um pouco de humor para os procedimentos do filme, ao mesmo tempo que deixa indícios de uma doença mental que pode ser perigosa para ele e para o seu filho, ou Bell a interpretar uma mãe “solteira” que demonstra ter problemas em aceitar a identidade da sua criança. Ambas performances estão repletas de complexidades do início ao fim, tornando-se, assim, bons argumentos para incluir este duo em futuros projetos dramáticos. Ann Dowd, que interpreta a detetive encarregue do caso, pode não ter direito à mesma exploração, mas também se revela competente no seu papel.

Dito isto, não se deixem enganar pelo título. Cowboys é uma surpresa que, devido à pandemia, teve a sua estreia nas salas de cinema adiadas. O que é uma pena, visto que esta é uma doce surpresa que certamente agradará aos amantes do western moderno, além de contar com um comentário relevante sobre um tema social corrente que, ainda nos dias de hoje, está a tornar-se mais vincado na Sétima Arte.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: Cowboys

Realização: Anna Kerrigan

Elenco: Steve Zahn, Jillian Bell, Sasha Knight, Ann Dowd, Gary Farmer

Duração: 83 minutos

Trailer | Cowboys

Comments