Cinema Críticas

Crítica: Silk Road (2021)

Silk Road Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE SILK ROAD!!!

Verdade seja dita, o género do true crime tem estado a causar furor em anos recentes, tornando-se numa espécie de vício para os amantes da Sétima Arte. Claro que este género tem estado mais ligado ao mundo televisivo, com diversas séries a ganharem atenção e carinho por fãs e críticos, mas isso não implica que este género tenha também um tratamento no grande ecrã. E um exemplo disso é este Silk Road.

Escrito e realizado por Tiller Russell (que ainda este ano nos trouxe a minissérie Night Stalker: The Hunt for a Serial Killer e baseado em factos verídicos (que foram alterados), Silk Road centra-se em Ross Ulbricht, um jovem-adulto filósofo que se torna no fundador da Silk Road, um website de venda de narcóticos pela dark web, e em Rick Bowden, um agente da DEA empenhado em colocar o site abaixo e prender o responsável.

Silk Road Crítica de Cinema

Não sou propriamente um grande fã do género true crime, mas tenho uma leve noção que este tipo de histórias verídicas tornam-se difíceis de se transpor para uma narrativa ficcional baseada em factos verídicos. Isto é, se tiver um escritor habilidoso que consiga criar um novelo narrativo consistente. Não é à toa que um dos melhores filmes deste género (e provavelmente um dos mais subvalorizados) seja Zodiac, de David Fincher e escrito por James VanderbiltDito isto, Silk Road tenta ser o mais ambicioso possível, mas acaba por ter algumas falhas bastante pertinentes.

E um desses problemas pode ser apresentado ao nível da escrita e de algumas escolhas que levantam bastantes dúvidas. Por um lado, temos o retrato da ascensão e eventual queda da Silk Road através do olhar do seu fundador, se bem que parece que toma inspiração na abordagem de The Social Networko que retira qualquer réstia de inovação. Por outro lado, temos também a subplot dos esforços das autoridades que, infelizmente, toma também uma direção genérica e repleta de escolhas dúbias que conseguem ser um tanto ou quanto enfurecedoras e que só servem para prolongar um pouco mais a narrativa em si.

Silk Road Crítica de Cinema

Os problemas de Silk Road não se restringem apenas ao nível da escrita, mas também podemos encontrar falhas no próprio elenco em si. Nick RobinsonJason Clarke são as claras estrelas do filme, mas a narrativa e as suas respetivas performances não ajudam a nós, como audiência, a criar empatia com os mesmos. Por exemplo, o Ross de Robinson parece como qualquer outro millenial que vemos no ecrã, com as suas posições filosóficas e tudo. Mais grave ainda é a forma como este é retratado como uma espécie de Mark Zuckerberg, no sentido de se centrar no seu negócio explosivo e a autodestruir as suas relações pessoais nesse processo. Em comparação, o Bowden de Clarke pode ter até os motivos certos por detrás das suas ações, mas simplesmente não mostra carisma suficiente para carregar o filme consigo.

Ironicamente, e apesar das falhas de ambos os atores, estes acabam por sair-se melhor do que o resto do elenco, que está desprovido de qualquer conteúdo para adicionar. Um dos piores casos é o de Alexandra Shipp que, embora sirva como a voz da consciência de Ross, acaba por ser banalizada como “a namorada do protagonista”, já para não falar de algumas escolhas narrativas tão maus que até dá vontade de rir.

Silk Road Crítica de Cinema

Valendo o que vale, Silk Road até possui uma componente visual apelativa, com uma fotografia invejável que consegue capturar os locais onde a ação toma lugar, já para não falar do jogo que é feito entre os cenários e a luz de presença. Já a banda sonora dos Mondo Boys não é tão impressionante quanto se possa pensar, mas consegue cumprir com o seu dever.

Em suma, Silk Road tinha atrás de si uma história tão inacreditável que poderia dar origem a um dos melhores thrillers de todos os tempos. E embora tenha alguns pontos a seu favor, torna-se difícil de ignorar os vários problemas que assolam esta trama.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: Silk Road

Realização: Tiller Russell

Elenco: Nick Robinson, Jason Clarke, Darrell Britt-Gibson, Alexandra Shipp, Katie Aselton, Lexi Rabe

Duração: 112 minutos

Trailer | Silk Road

Comments