Cinema Críticas

Crítica: The Ying-Yang Master: Dream of Eternity (2020)

The Ying-Yang Master: Dream of Eternity Crítica de Cinema

PODE CONTER SPOILERS DE THE YING-YANG MASTER: DREAM OF ETERNITY!!!

Tal como tinha sido mencionado anteriormente, a Netflix tem feito um maior investimento em propriedades do Oriente. E esta atenção tem dado alguns frutos positivos, mas também alguns negativos. Além de nos proporcionar alguns filmes que, na falta da melhor palavra, estão firmemente no meio. Este The Ying-Yang Master: Dream of Eternity, que teve o seu lançamento nas salas de cinema chinesas devido a uma acusação de plágio, é um desses casos.

Este filme centra-se em Qingming, um Mestre Ying-Yang, que respeita o último desejo do seu antigo Mestre e viaja para a Cidade Proíbida para atender a uma cerimónia. Quando certos eventos sobrenaturais começam a tomar lugar, Qingming alia-se a outro Mestre, Boya, para chegar ao cerne da questão.

The Ying-Yang Master: Dream of Eternity Crítica de Cinema

Este é um resultado que deixa um sentimento misto, no seu todo. Para os fãs dos épicos de fantasia chineses com claro ênfase num período mais histórico, The Ying-Yang Master: Dream of Eternity traz consigo os elementos certo para fazer o gáudio. E há de tudo um pouco aqui. Numa vertente mais técnica, é de louvar a atenção ao detalhe no que refere aos cenários e ao guarda-roupa aqui presentes, que nos atiram numa autêntica viagem no tempo, numa altura em que o Império Chinês se encontrava em força (e tem sido fonte de inspiração para incontáveis histórias ficcionais nos mais variados espectros). E há que salvaguardar também a questão da banda-sonora do filme que, embora não se restrinja a um tipo de género específico, cumpre com o seu dever. Há momentos em que mostra algumas melodias mais calmas que ajudam a acentuar os momentos mais dramáticos, enquanto há outros que realçam os momentos mais épicos que o filme proporciona.

E embora estes elementos acima mencionados ajudem a captar a atenção dos filmes, o resto é “ameno”, por assim dizer. A narrativa do filme, que adapta uma porção de uma série de livros japoneses, tem os seus momentos altos e baixos. A longa duração do filme – a ultrapassar as duas horas (!) – pode esticar a narrativa do filme até à sua exaustão, mas conta com um murder mystery que continua a desenrolar-se desde o primeiro até ao último momento, deixando algumas claras surpresas pelo caminho. Infelizmente, este elemento não é o suficiente para ser verdadeiramente inovador, uma vez que algumas escolhas a nível narrativo dá-nos a ideia de já termos visto alguns destes elementos algures em filmes de qualidade superior. O mesmo se aplica à forma como as suas personagens estão escritas, com algumas a apresentarem facetas um tanto ou quanto complexas, enquanto outras não conseguem sair da cepa torta, nunca alterando a sua perspetiva. E esse problema acaba por estender-se também aos seus atores, que ficam praticamente restringidos pelo material que possuem à sua disposição.

The Ying-Yang Master Dream of Eternity Crítica de Cinema

E como já se torna habitual neste tipo de filme, os efeitos visuais ficam aquém do esperado. Tem alguns momentos em que revelam o seu lado mais original, mas existem outros em que se tornam mais como uma agressão para a vista. Desde algumas criaturas presentes até algumas técnicas que roubam inspiração a Doctor Strangeas limitações tornam-se bem mais aparentes do que se poderiam imaginar.

Portanto, The Ying-Yang Master Dream of Eternity pode não ser brilhante, já que tem mais a causar prejuízo do que valor. Ainda assim, se gostam de histórias misteriosas que decorrem durante o Império Chinês, já para não falar de outras componentes que acompanham esta época específica, então terão aqui algo para tirar a barriga de miséria. Só não esperem daqui uma experiência de longa duração.

Podem ler outras Críticas aqui.

Título: The Ying-Yang Master: Dream of Eternity

Título Original: Yin-Yang Master I

Realização: Jingming Guo

Elenco: Mark Chao, Allen Deng, Ziwen Wang, Jessie Li, Duo Wang

Duração: 132 minutos

Trailer | The Ying-Yang Master: Dream of Eternity

Comments