Cinema Críticas

Crítica: Fear of Rain (2021)

Fear of Rain Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE FEAR OF RAIN!

Já lá vão uns aninhos desde que conheci Madison Iseman, que fez a sua estreia em Jumanji: Welcome to the Jungle. De sorriso encantador e postura descontraída, a atriz revelou o seu entusiasmo em crescer na indústria e Fear of Rain é o seu novo filme como protagonista. Um misto de thriller com drama, escrito e realizado por Castille Landon, onde Iseman interpreta Rain, uma jovem esquizofrénica, que começa a suspeitar que a sua vizinha raptou uma criança e parece que a única pessoa que acredita nela é um jovem, de nome Caleb, que ela própria não consegue perceber se é real ou não.

Fear of Rain Critica de Cinema

Honestamente, Fear of Rain é um filme que irá gerar alguma polémica, já que utiliza uma doença mental como mote para o entretenimento fácil e está constantemente a colocar a sua protagonista a teste. Mas, a meu ver, Fear of Rain torna-se empolgante precisamente por isto. É um filme que reconheço ser, de longe, uma obra-prima e tem uma fórmula extremamente banal, mas tem elementos que nos fazem agarrar a ele enquanto produto de cinema. É inquestionavelmente o filme onde Iseman brilha, numa prestação caprichada, exigente e em constante mudança. O facto de não ser linear a sua conduta, faz com que Fear of Rain se eleve do medíocre e se torne cativante e mexe com a perceção do público daquilo que pode ou não ser real nesta história. Ao lado de Iseman temos Katherine Heigl, Harry Connick Jr. e Israel Broussard, todos igualmente competentes nos seus papéis (ainda que Connick Jr. acabe por destoar um pouco na figura que interpreta).

A história acaba por nunca ser propriamente previsível, porque mesmo que suspeitemos, enquanto público, e estejamos céticos daquilo que a protagonista assuma como a sua realidade, Fear of Rain trabalha calmamente as suas linha de história, proporcionando um thriller com alguns twists bastante engraçados, utilizando a sua protagonista como foco para tornar os momentos ainda mais empolgantes. Mesmo que careça de algumas camadas necessárias, Fear of Rain é um filme que cumpre a sua função e é o entretenimento ideal para vermos num fim-de-semana chuvoso, aproveitando aqueles clichés mais óbvios, mas que são propositadamente trabalhados para dar uma sensação de frescura numa temática pouco apelativa.

Fear of Rain Critica de Cinema

Controvérsias à parte, que certamente irá ter algumas, Fear of Rain acaba por, de uma forma diferente, utilizar a doença mental de que é foco, para sensibilizar de que, mais do que julgarmos ou tentarmos afastarmo-nos de alguém com determinadas fragilidades, devemos entender, respeitar e ajudar naquilo que nos compete e tentar ser pessoas mais instruídas neste ramo. Ainda que a esquizofrenia seja glorificada de uma forma pouco convencional, isso torna a temática de Fear of Rain bem mais recheada e dá um atributo mais original a algo que, sem ela, seria extremamente comum. Graças à atriz principal que está claramente a conseguir melhorar e a escolher melhor os seus papéis, Fear of Rain eleva-se da mediocridade e torna-se um thrillerzinho aprazível, com twists frequentes e com uma temática cativante, mesmo que não explore tudo aquilo que aborda. Era imperativo uma abordagem mais aprofundada sobre as visões de Rain e daquilo que elas significam porque o twist que recebemos não nos elucida totalmente para tudo.

Ainda assim, este é um filme que, dentro das suas falhas, acaba por conquistar de alguma forma e a escrita de Landon acaba por nos agarrar e deixar envoltos nos eventos que se vão desenrolando, tornando Fear of Rain em algo apetecível para o público e com alguns trunfos na manga.

Fear of Rain Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Os Medos de Rain

Título Original: Fear of Rain

Realização: Castille Landon

Elenco: Madison Iseman, Katherine Heigl, Harry Connick Jr., Israel Broussard, Eugenie Bondurant, Enuka Okuma, Julia Vasi.

Duração: 109 min.

Trailer | Fear of Rain

Comments