Cinema Críticas

Crítica: Finding ‘Ohana (2021)

CONTÉM SPOILERS DE FINDING ‘OHANA!

Após umas mini-férias – afastada do mundo dos cinemas e das série, mas principalmente a desintoxicar dos aparelhos eletrónicos – marco o meu regresso com esta simples, mas divertida comédia da Netflix. A estreia de Jude Weng como realizadora trás-nos uma história de descoberta, amizada e, acima de tudo família.

Após Kimo (Branscombe Richmond) sofrer um ataque de coração, Leilani (Kelly Hu) viaja com os filhos, Pili (Kea Peahu) e Ioane (Alex Aiono), para a terra que deixou após a morte do marido – o Hawaii. É então que os dois jovens são confrontados com uma realidade muito diferente da que estão habituados, com a cultura desconhecida da qual fazem parte e os problemas que ameaçam separar a sua família. Após descobrir os problemas financeiros do avô, Pili, uma amante de geocashing, parte numa aventura com o Ioane, Casper (Owen Vaccaro) e Hana (Lindsay Watson), dois irmãos que têm uma relação muito diferente dos filhos de Leilani.

A mensagem nada sublime da importância da família – Ohana – é por vezes ofuscada por enredo não principais pouco interessantes, mas está lá e cumpre o seu objectivo: Kimo e Leilani reparam a sua relação de pai e filha, encontrando um meio termo na dor e saudade, enquando Pili e Ioane aprendem finalmente a ser irmãos através da compreensão e respeito mútuo.

A tudo isto alia-se a aventura de Pili, Ioane, Casper e Hana, que partem à descoberta do tesouro perdido de Monks (Ricky Garcia), Brown (Chris Parnell) e Robinson (Marc Evan Jackson) – três piratas com um história duvidosa que Pili está decidida a desvendar. Na sua jornada, os dois irmãos conhecem e aprendem a respeitar vários pontos da cultura havaina, algo que tinham desvalorizado até ao momento.

A novata Peahu conquista facilmente pelo seu carisma e expressões faciais e, apesar de ainda ter um longo caminho pela frente no mundo da representação, marcou pela sua naturalidade e simplicidade que não deixam ninuém indiferente.

Uma versão moderna dos Goonies, Finding ‘Ohana é a receita mais que indicada para os dias de confinamento chuvosos e em família, pois vai deliciar os mais novos e conquistar os mais velhos.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: ‘Ohana – Um tesouro do Havai

Título Original: Finding ‘Ohana

Realização: Jude Weng

Elenco: Kelly Hu, Kea Peahu, Alex Aiono, Lindsay Watson, Owen Vaccaro, Branscombe Richmond.

Duração: 123 min.

Trailer | Finding ‘Ohana

Comments