Cinema Críticas

Crítica: Bajocero (2020)

CONTÉM SPOILERS DE BAJOCERO!

Com tantas plataformas de streaming à minha volta, a verdade é que muitas vezes dou por mim perdida com o que ver, a passar mais tempo a fazer scroll pelas listas do que propriamente a ver filmes. O mais provável é acabar a ver algo que já vi uma dezena de vezes antes porque é mais simples do que estar a arriscar em algo novo e desconhecido. No entanto, Bajocero foi a aposta mais certa dos últimos tempos.

Este thriller espanhol retrata a noite assustador em que o agente Martín (Javier Gutiérrez), responsável pela transporte de um grupo de prisioneiros, acaba preso com os mesmos na parte de trás da carrinha, reféns de um misterioso vingador.

Eram várias as perguntas na minha cabeça: quem era este sequestrador? Qual a sua ligação com os reféns? Qual o seu objectivo final? Felizmente para mim, Bajocero tinha todas as repostas e ainda deixou aquele gosto de quero mais no final. Por incrível que pareça, não fiquei de qualquer forma desegrada ou desiludida com as cenas que previa em voz alta, por que se desenrolaram tão bem na história, tornando-se naturais e simples.

Além disso, nuestro hermanos nunca nos desiludem em questões de temas controversos. Sem papas na língua, os prisioneiros partilham os seus crimes até ao detalhe mais horrendo, alguns deles nada fáceis para ouvidos mais sensíveis. Isto é algo fácil de apreciar na sétima arte espanhola: a realidade nua e crua.

Bajocero Critica de Cinema

 

No final, não fiquei surpreendida por ter razão em relação ao sequestrador: Miguel (Karra Elejalde). Este procurava justiça contra um dos prisioneiros Nano (Patrick Criado) e motivo era de arrepiar. Apesar de não ter tido aquele momento uau quando este revelou as sua verdadeiras intenções, a mensagem de justiça social vs justiça pessoal está bem vincada na história e levou ao conflito interno de Martín, um forte apoiante da lei e das regras, mas um dedicado pai de família.

Surpreendente a vários níveis, Bajocero é uma produção bastante boa, com um enredo ritmado e capaz de nos prender ao ecrã, bem como uma demonstração clara de até onde o pior da natureza humana nos pode levar.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Abaixo de zero

Título Original: Bajocero

Realização: Lluís Quílez

Elenco: Javier Gutiérrez, Karra Elejalde, Luis Callejo, Andrés Gertrúdix, Isak Férriz, Patrick Criado.

Duração: 106 min.

Trailer | Bajocero

Comments