Cinema Críticas

Crítica: Ratu Ilmu Hitam (2019)

Ratu Ilmu Hitam Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE RATU ILMU HITAM!

O novo filme de terror do canal Shudder é proveniente da Indonésia e é um conto que tem algumas características interessantes, ainda que seja demasiado lento a chegar a um ponto em concreto. Ratu Ilmu Hitam, em inglês The Queen of Black Magic, é um drama de terror que reúne famílias cujos patriarcas cresceram num orfanato e cometeram crimes sem precedentes durante a sua juventude. Agora, que visitam este mesmo local onde cresceram com as suas famílias, algo parece atormentá-las e fá-los cometer atrocidades inexplicáveis. Ratu Ilmu Hitam é realizado por Kimo Stamboel e é um exercício de terror competente, ainda que careça de desenvolvimentos mais intensos e profundos das personagens. É salvo pelo seu último ato, e pela condução de uma narrativa com twists interessantes, mesmo que, no seu geral, o filme precisasse de uma direção de atores mais competente e alguns elementos tratados com maior cuidado.

Ratu Ilmu Hitam Critica de Cinema

Ainda que Ratu Ilmu Hitam seja competente em muitos níveis, há todo um ritmo que não consegue captar a atenção do público desde o início. Enquanto que os efeitos especiais ora ajudam, ora prejudicam, acabam por culminar num ato final bastante satisfatório e onde os atores, em geral, dão os últimos cartuchos de prestações (em quase todos os atos do filme) medíocres. A direção de fotografia e a exposição dos elementos de terror conquistam e há um desconforto nalgumas sequências, capazes de nos fazer arrepiar a espinha. Mas, em geral, Ratu Ilmu Hitam é bastante banal e demora demasiado tempo a explicar a sua ideia inicial. Sendo um remake de 1981, este registo necessita de incluir alguns elementos frescos para não parecer uma cópia de algo e, de facto, o filme consegue; mas é pena que o seu desenvolvimento demore demasiado tempo a arrancar e o espectador depressa perde o interesse.

É apenas no ato final em que o horror finalmente assume forma, com a inclusão de uns twists interessantes que nos prendem e nos fazem temer pelo desfecho. Ainda assim, isto não é suficiente para salvar o filme ou dar-lhe um estatuto próprio, mas ajuda a elevá-lo acima da mediocridade. Portanto, Ratu Ilmu Hitam é um exercício competente que podia ter melhorado alguns aspetos e adicionar mais camadas a algumas das personagens que acabaram por ser negligenciadas no seu todo. Não é das melhores produções ou distribuições do canal Shudder, mas colmata uma escolha diversificada de opções de terror competentes e que, não fosse pela sua coragem, jamais viriam a luz do dia e nunca chegariam a um público mais vasto.

Ratu Ilmu Hitam Critica de Cinema

Leiam outras Críticas aqui.

Título: A Rainha da Magia Negra

Título Original: Ratu Ilmu Hitam

Realização: Kimo Stamboel

Elenco: Ario Bayu, Hannah Al Rashid, Adhisty Zara, Muzakki Ramdhan, Ari Irham, Ade Firman Hakim, Sheila Dara Aisha.

Duração: 99 min.

Trailer | Ratu Ilmu Hitam

Comments