Cinema Críticas

Crítica: Our Friend (2019)

Our Friend Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE OUR FRIEND!

Perdoem-me a minha insensibilidade, porque como vos tenho dito, os tearjerkers de agora parece que já não têm um impacto significativo em mim. É um puxar de emoções forçado, na maioria da vezes, sem nada de extraordinário ou de refrescante para a área cinematográfica. Our Friend é o novo da realizadora conceituada Gabriela Cowperthwaite, que foi a anfitriã do magnífico Blackfish, e é baseado num artigo de Matthew Teague que é o protagonista desta mesma história. Após receberem notícias trágicas, um casal chama o seu melhor amigo para ir viver com eles para facilitar o dia-a-dia com as filhas do casal e para ajudar nas lidas da casa mais importantes, já que a matriarca tem apenas seis meses para viver depois de lhe ser diagnosticado uma forma muito agressiva de cancro.

Our Friend Critica de Cinema

Our Friend conta com um elenco muito talentoso, especialmente Jason Segel, cujo impacto na família acabou por ser o melhor que o filme tem para trazer. Para além deste, temos Casey Affleck e Dakota Johnson nos principais papéis, aproveitando a sua rampa de lançamento (note-se que nunca fui fã de Affleck e este tipo de papel lamurioso assenta-lhe que nem uma luva) do estrelato para trazer um pouco mais de fãs para o visualizarem. É uma história, no entanto, extremamente banal, demasiado longa de algo que, infelizmente, já começou a ser demasiado abundante no panorama do cinema atual. Our Friend acaba por não conseguir reunir elementos suficientes para marcar pela diferença num filme que tem as convenções todas de um tearjerker sem ser inovativo ou criativo. É aquele tipo de cinema que acaba por “ser mais arroz” ainda que muitos se deixarão levar pelo seu ritmo lento e pelo “puxar de lágrimas” fácil que está patente desde o início.

Tal como Words on Bathroom Walls, El Cuaderno de Tomy, Endless, Life in a Year entre tantos outros que encheram 2020 e, pelo que dá a entender, irão também dominar 2021, Our Friend encaixa precisamente naquele lote de filmes banais que é auxiliado por uma banda-sonora competente para criar efeito dramático já que todo o restante não é suficiente para encantar ou primar pela diferença. É um registo pobre em criar alicerces próprios e acaba por cair num registo muito comum e vulgar. É pobre em ideias inovadoras e tira proveito do seu elenco para dar apenas um bocadinho mais de credibilidade dramática. No entanto, é um filme que, de facto, tem algumas características engraçadas, nomeadamente o elenco talentoso e a banda-sonora, mas todo o resto é carne fácil para massas.

Our Friend Critica de Cinema

Por norma relaciono-me imenso com o cinema e acabo por ser mais sensível com histórias como a de Our Friend, mas este clima de saturação deste género acaba por remover envolvimento, especialmente porque não há muito que as “mentes criativas” tenham conseguido fazer para inovar os conceitos. Claro que Our Friend será o entretenimento ideal para muitos, mas para mim são duas horas de praticamente nada de novo no cinema.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Nosso Amigo

Título Original: Our Friend

Realização: Gabriela Cowperthwaite

Elenco: Dakota Johnson, Jason Segel, Casey Affleck, John McConnell, Isabella Kai, Violet McGraw.

Duração: 126 min.

Trailer | Our Friend

Comments