Cinema Críticas

Crítica: The White Tiger (2021)

The White Tiger Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE WHITE TIGER!

“Há uma criatura que nasce uma vez em cada geração: o tigre branco”. É com esta base que a nova produção indiana da Netflix se rege. Um conto sobre a polarização de classes de uma Índia contemporânea, com prestações surpreendentes e uma temática que revela as fragilidades de um mundo que procura a via mais fácil para se ser bem sucedido e subir na hierarquia social. The White Tiger, realizado por Ramin Bahrani é um filme que tem alguns defeitos estruturais, mas é um conto que tem todo o appeal necessário para nos conquistar. Narrado pelo próprio protagonista, The White Tiger conta a história de Balram, um rapaz que cresceu num aldeamento empobrecido da Índia, e que inicia um ciclo ao ser empregado dos seus patrões corruptos. Depois da sua devoção durante anos, Balram acaba por se envolver em problemas mais sérios enquanto motorista desta família endinheirada, de estatuto elevado. Mas, ao progredir na sua história, ficamos a conhecer outros aspetos que o levaram, mais tarde a ser um homem de sucesso.

The White Tiger Critica de Cinema

The White Tiger é uma obra que tira proveito do seu maior trunfo: ser focado numa cultura que tem uma polarização de classes gigantesca. É aquela película que traz um novo ar ao legado deixado por Slumdog Millionaire. Longe da alegria e dos cenários coloridos deste antecessor, The White Tiger é totalmente imersivo em puxar o espectador para o centro da história de Balram. E há que dar mérito a Adarsh Gourav pela sua prestação magnífica, para além de haver melhorias significativas no progresso de carreira de Priyanka Chopra. Este é aquele filme que age como uma bofetada de luva branca sobre a opressão e manipulação entre patrão e empregado e na forma como a vida nos torna mais fortes depois de tantos percalços que ela nos impinge. Ainda que seja um filme que se prolongue demasiado e apresse o seu final, removendo algum momentum do mesmo, The White Tiger é extremamente competente em ilustrar de forma direta e competente a sua ideia principal, culminando num registo interessante de crónica cinematográfica.

A banda-sonora, aliada a um trabalho de montagem que surpreende pela positiva, torna esta aventura dramática num filme apetecível para massas e com potencial para chegar um pouco mais além. Apesar de não ser propriamente original, The White Tiger tem alguns ensinamentos embebidos nas suas palavras que são afiados e pertinentes, ainda que sejam ofuscados pelo efeito dramático do filme que nos faz esquecê-los rapidamente. Esta ascensão de Balram após uma vida instável e uma postura subserviente durante grande parte da sua vida, moldou-o alguém que ele nunca ambicionou ser. É um caso de coming of age em que anos de boa atitude nunca o levou a nada e torna-se o reflexo da sociedade que o moldou. Nesse aspeto, The White Tiger triunfa, ainda que a sua duração extremamente longa não seja necessária para criar impacto numa história semelhante, para além dos efeitos dramáticos serem metidos um pouco forçadamente e remover algum envolvimento com o espectador.

The White Tiger Critica de Cinema
WHITE TIGER, ​Adarsh Gourav ​as ​Balram​, ​Priyanka Chopra ​as ​Pinky Madam ​in WHITE TIGER​. Cr. ​SINGH TEJINDER​/NETFLIX ​© ​2020

Portanto, The White Tiger não é nenhuma obra-prima, mas é um filme competente em várias áreas e que irá agradar a um público vasto, muito porque a sua estrutura é aliciante para quem gosta de experienciar um filme em primeira mão com uma narração cativante. As prestações são boas, os visuais competentes e a crítica social é mordaz e interessante, mesmo que pudesse ser ainda melhor. Há também falhas em termos de exploração da personagem principal onde o filme incita determinadas nuances LGBTQ+ mas não as explora devidamente, optando pela via mais fácil e focando-se novamente no choque entre pobreza e riqueza que compõe o seu maior objetivo moral. Isto acaba por prejudicá-lo a longo prazo, e a personagem principal sofre um golpe de caráter e atitude que era desnecessário.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Tigre Branco

Título Original: The White Tiger

Realização: Ramin Bahrani

Elenco: Priyanka Chopra, Rajkummar Rao, Adarsh Gourav, Mahesh Manjrekar, Perrie Kapernaros, Swaroop Sampat.

Duração: 129 min.

Trailer | The White Tiger

Comments