Mini-Reviews TV TV

Carmen Sandiego – Series Finale – 4ª Temporada

Carmen Sandiego series finale

PODE CONTER SPOILERS DE CARMEN SANDIEGO!!!

Carmen Sandiego. Eis uma personagem que, para muitos, significou bastante para as suas respetivas infâncias, embora haja uma grande maioria que não faça a menor ideia do que se trata. Depois de um tempo um tanto ou quanto desaparecida, a famosa ladra de vermelho teve direito a um reboot modernizado via Netflix, que procurou dar uma narrativa consistente, ao mesmo tempo que tenta reter os elementos únicos da personagem (leia-se: conhecer um pouco de geografia e de alguns costumes a nível cultural). Pois bem, foi na semana passada que Carmen Sandiego estreou a sua quarta – e última – temporada. No entanto, e visto que, por falha nossa, a sua terceira temporada passou-nos ao lado, esta crítica não só contará com o nosso parecer desta temporada final, mas também da anterior!

Tal como as temporadas anteriores, estas duas temporadas vêem Carmen (Gina Rodriguez), Player (Finn Wolfhard), Zack (Michael Hawley) e Ivy (Abby Trott), juntamente com Shadowsan (Paul Nakauchi) a viajarem pelo globo para arruinar os planos da V.I.L.E., ao mesmo tempo que Carmen começa a desvendar alguns segredos do seu passado misterioso.

Carmen Sandiego series finale

3ª Temporada

De uma forma um tanto ou quanto geral, a terceira temporada de Carmen Sandiego manteve-se no mesmo patamar das anteriores, no sentido de não romper com a fórmula já previamente estabelecida nas mesmas. Se precisam de uma espécie de refresh, a trama desta terceira temporada vê os heróis a captarem indícios de uma nova jogada da V.I.L.E., encontram algumas dificuldades pelo caminho, mas no fim conseguem salvar o dia… Ao mesmo tempo que tentam evadir as atenções da organização de espionagem internacional ACME. Nessa essência, pouco ou nada mudou.

No entanto, torna-se bastante evidente que, no meio da familiaridade, Carmen Sandiego tentou fazer algumas coisas diferentes. Uma delas foi criar uma temporada curtíssima (somente cinco episódios, dá para um binge ligeiro para os curiosos!), com um ênfase na temática das máscaras. Considerando que a mesma foi lançada em Outubro do ano passado, numa altura em que o Dia das Bruxas é celebrado, o tema acaba por ser até adequado para a altura em si.

De referir também que, tal como as temporadas anteriores, Carmen Sandiego também teve o seu tempo para semear algumas algumas ideias para depois colher os seus justos resultados. Embora tal não seja tão aparente do lado de Carmen e dos seus aliados, essas ideias tomam a forma das escolhas de duas personagens, Julia (Charlet Takahashi Chung) e Devineaux (Rafael Petardi), que percorrem caminhos diferentes com resultados diferentes, especialmente no que toca a Devineaux que, embora continue a ser o despassarado do costume, já começa a notar em alguns dos comportamentos de Carmen.

Carmen Sandiego series finale

4ª Temporada

No entanto, é esta quarta e última temporada que se revela a mais forte de Carmen Sandiego até à data. Pelo menos, em termos narrativos.

A sua essência – viagens exóticas e um pouco de cultura geral sobre o país em que os personagens se encontram – mantém-se intacta, mas acaba por tomar uma posição secundária quando tem em suas mãos uma narrativa mais forte e contínua. Enquanto podíamos ver cada episódio fora de ordem sem pagar pelas suas consequências, esta temporada toma uma abordagem mais serializada, dando um ritmo frenético durante os seus oito episódios de duração. Já para não falar de colocar os personagens em novas posições. Por exemplo, durante um período de tempo, Player, que serve de tech support, é obrigado a ter aulas presenciais. Embora isto dê origens a alguns momentos de humor, representa também uma possibilidade de Carmen e companhia terem de se safar por outros métodos. Isto também dá um toque de imprevisibilidade, nunca sabendo se a sua sorte continua ou não. Embora não dure tanto quanto se possa imaginar, ajuda a captar a urgência do final, já para não falar de ser a última vez de tentarem fazer uma coisa diferente.

E de certo modo, esta temporada é todo um aglomerado de ideias que foram sendo plantadas desde o primeiro episódio, e o resultado é uma conclusão como deve ser, com finais definitivos para os nossos adorados personagens, mas também com a porta aberta para novos horizontes, caso a Netflix assim o deseje.

Carmen Sandiego series finale

PANORAMA GERAL

No que refere à sua qualidade visual, ambas as temporadas mantém o mesmo nível gráfico que as temporadas antecessoras. O uso mais frequente de polígonos para a criação de modelos pode não ser o mais detalhado, pelo menos para quem tiver um maior apego a essa questão, mas não deixa de apresentar um certo charme inegável.

Mesmo em termos de performances vocais, todos os atores mostram-se capazes nos seus respetivos papéis, sem nenhum exemplo aparte de RodriguezWolfhard, os claros astros da série. São competentes, mas não chegam a ser impressionantes.

Carmen Sandiego series finale

Isto tudo para dizer que Carmen Sandiego pode não estar no radar de muita gente, no sentido de que, hoje em dia, há cada vez mais séries animadas com conteúdo que vão marcando presença no nosso dia-a-dia e que não paramos de citar a cada momento. Embora esta série em particular não tenha sido bem sucedida a captar a atenção de muita gente, conseguiu agraciar os fãs resistentes com uma narrativa interessante, ao mesmo tempo que presta homenagem à fórmula que lhe antecede.

Portanto, a série terminou, mas não deixou de plantar sementes para potenciais spin-offs, caso a Netflix queira continuar a expandir este universo. E, até palavra do contrário, o filme live-action continua aprovado pelo serviço de streaming, ainda com Gina Rodriguez como protagonista e produtora. Resta esperar por novos detalhes.

Até lá, podem ler a nossa Mini-Review anterior de Carmen Sandiego aqui.

Estado da série: TERMINADA

0 80 100 1
80%
Average Rating

Estas temporadas de Carmen Sandiego mantêm o nível dos predecessores, mas a última é que consegue colocar todo o seu potencial em primeiro lugar.

  • 3ª Temporada
    75%
  • 4ª Temporada (Final)
    85%

Comments