Mini-Reviews TV TV

Miss Scarlet and the Duke – Season Finale – 1ª Temporada

Miss Scarlet and the Duke Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE MISS SCARLET AND THE DUKE!

Depois de ter o coração aconchegado com All Creatures Great and Small, depressa procurei uma nova série britânica que repetisse a mesma fórmula. Ainda que não chegue a este patamar, Miss Scarlet and the Duke é um excelente entretenimento para este novo confinamento. É uma temporada curtinha, de apenas seis episódios, e neles ficamos a conhecer as duas personagens que compõem o seu título. Eliza Scarlet é uma investigadora privada na era vitoriana, e é determinada na sua profissão. Após a súbita morte do seu pai, e de ter ficado despida de qualquer apoio financeiro, a jovem necessita de arranjar um novo trabalho para compor a sua vida novamente. Em vez de abdicar da sua casa, dos seus empregados e de não fugir à sua conduta tenaz, Eliza segue as pisadas do pai e torna-se uma detetive formidável, muito para o desprazer do machismo da época. William é o seu amigo de infância e, também ele, é um inspetor da Scotland Yard, que ainda que com muita relutância, começa a ceder ao charme, inteligência e audácia de Eliza. Juntos, começam a resolver alguns dos casos mais enigmáticos na cidade, e parece que o aparente acidente que envolveu o pai de Eliza não é tão “acidental” quanto inicialmente parece…

Miss Scarlet and the Duke Season Finale

O MELHOR:

Miss Scarlet and the Duke é mesmo aquele entretenimento fácil que nos conquista por ter personagens adoráveis e bem estruturadas.

A série acaba por quebrar com estereótipos e convenções sociais ao colocar a protagonista, interpretada por uma maravilhosa Kate Phillips, a lutar pela independência do sexo feminino numa era em que havia uma desigualdade desmesurada, e a utilizar os seus dotes de detetive contra os conselhos do seu colega, amigo e certamente possível amante, William, que a diminuem como mulher. Este é um dos trunfos mais fantástico da série, ainda que a sua leveza por vezes faça com que a série seja mais caricatural do que devia. Para além de uma dupla de atores fenomenal, e Stuart Martin é também uma surpresa muito agradável, Miss Scarlet and the Duke tem um design de produção e um guarda-roupa fabuloso, que nos dá aquele aquecer amoroso do coração com este tipo de produções britânicas. Proveniente do canal PBS Masterpiece, Miss Scarlet and the Duke é triunfante em aspetos técnicos e em aproveitar o procedural para nos cativar, ainda que tenha uma duração (de temporada) muito curta.

Enquanto que nem todos os episódios surtem o mesmo efeito no público, a linha narrativa principal de Miss Scarlet and the Duke é extremamente gratificante, e coloca a protagonista em posições delicadas mais do que uma vez. Mas, sem dúvida, que onde a série brilha mais é neste feminismo óbvio, sem escrúpulos e “de caras” que assenta que nem uma luva para que percebam que esta é uma mulher que não tem medo de expressar a sua voz.

Miss Scarlet and the Duke Season Finale

O PIOR:

Ainda que seja uma série extremamente cativante, há certos episódios que não têm tanta garra como outros.

O mal dos procedurais muitas vezes é não saberem como criar um caso do início ao fim que seja cativante o suficiente para nos agarrar. Miss Scarlet and the Duke sofre um pouco com isso, mas sabe criar o mistério necessário para nos deixar curiosos com o seu desfecho. Para além disso, a temporada tem muito poucos episódios, e dá a entender que será uma história linear e sem interrupções para casos aleatórios que lhe chegam às mãos. Numa homenagem sentida aos clássicos Hercule Poirot e Miss Marple de Agatha Christie, Miss Scarlet and the Duke é uma produção adorável que tem aquele humor tipicamente britânico acutilante.

No entanto, por vezes este humor torna-se um pouco exagerado e a série perde por não levar a sério algumas componentes dos seus episódios que necessitavam de uma abordagem menos leve e menos satírica do que realmente tem. Mas ainda assim é uma série altamente recomendável e que fará as delícias daqueles que precisam de um entretenimento prazeroso e que adoram um bom mistério por resolver.

Miss Scarlet and the Duke Season Finale

Estado da Série: RENOVADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 75 100 1
75%
Average Rating

Miss Scarlet and the Duke é uma produção britânica muito carismática e que tem uma dupla de protagonistas maravilhosa. No entanto, podia ser um pouco mais longa, já que adotou o procedural como estrutura e precisava de baixar um pouco o tom satírico para ser levada um pouco mais a sério.

  • 75%

Comments