Mini-Reviews TV TV

The Pembrokeshire Murders – Series Finale – 1ª Temporada

The Pembrokeshire Murders Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE THE PEMBROKESHIRE MURDERS!

Por norma estamos muito conectados à BBC para produções inglesas, ou na mais recente das formas, Netflix. The Pembrokeshire Murders pertence ao canal ITV e é um exercício de televisão extremamente cativante para todos os que apreciam true crime como eu. Esta é a história do detetive Steve Wilkins, que está numa corrida contra o tempo para encontrar provas para incriminar John Cooper de homicídios em Pembrokeshire do qual é culpado, antes que este saia da prisão após cumprir a sua sentença por roubo qualificado. É baseado na história verídica e adaptada do romance escrito pelo próprio Wilkins e o seu colega jornalista Jonathan Hill.

The Pembrokeshire Murders Series Finale

O MELHOR:

The Pembrokeshire Murders é aquela minissérie perfeita de ficção para aficionados como eu.

E porquê? Porque é direta, curtinha e aborda todos os aspetos mais importantes da sua história sem desvios desnecessários nem floreados pouco convincentes. É um exercício que tem como protagonista Luke Evans, que continua a ter uma carreira muito sólida neste género, já que nos havia agraciado com a sua presença em The Alienist: Angel of Darkness. Evans é um protagonista muito carismático, e as restantes prestações são extremamente competentes, especialmente a de Keith Allen como o assassino John Cooper. Os dois são a alma inteira de The Pembrokeshire Murders e os seus confrontos são absolutamente magistrais, num show-off performativo extremamente cativante. A narrativa da própria minissérie faz com que o caso nunca perca fulgor e tem o ritmo certo para não parecer apressado nem demasiado cliché. O facto deste caso ter tido um impacto significativo e envolvido tantas pessoas acaba por nos fazer relacionar com ele quase que instantaneamente, mas é graças ao elenco que temos uma proximidade ainda maior.

A realização de Marc Evans é também um dos pontos mais fortes, levando-nos por três episódios que condensam a informação sem se dispersar e aproveitando as ligações entre personagens para nos cativar ainda mais. São raros estes exemplos televisivos de ficção com base em histórias reais com qualidade. E muito se deve ao facto dos argumentistas tirarem demasiadas liberdades artísticas para ampliarem a sua história. The Pembrokeshire Murders acaba por não seguir este rumo e o seu ritmo permite saborear o caso em toda a sua plenitude e, mais uma vez, tudo isto é possível devido às prestações credíveis e impactantes do seu elenco. Obviamente que não há tempo para desenvolver todas as personagens que compõem o núcleo, mas dá tempo de antena ao seu protagonista e antagonista em doses equilibradas, levando-nos a entender aquilo que rege ambas as suas condutas.

The Pembrokeshire Murders Series Finale

O PIOR:

Apesar de The Pembrokeshire Murders ser um must em quase todos os níveis, há apenas um fator que desenvolveria mais… e é o impacto que este caso teve na vida do detetive Wilkins e na sua relação com a família.

Embora este seja um caso que vai direto ao que é importante, fazer uma componente introspetiva de como este talentoso membro da polícia se dedicou a este caso e o impacto que teve na sua vida pessoal fazia com que nós o víssemos não como um ser profissional, mas humano e de vermos como é que a procura desenfreada por provas pode ter um impacto significativo no psicológico. Mesmo que The Pembrokeshire Murders não tenha optado por esta vertente, ou de a abordar de forma leve, era crucial para o espectador criar uma empatia ainda mais forte com o mesmo.

No entanto, este é um daqueles casos que funciona bem por não se prolongar demais e por respeitar os intervenientes do caso real e de criar personagens verdadeiramente cativantes que se completam em lados diferentes da justiça. Esperemos que o canal ITV continue a produzir pérolas como esta e que este seja mais um motivo para reconhecermos o talento de Luke Evans e Keith Allen com o mérito que realmente merecem.

The Pembrokeshire Murders Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 83 100 1
83%
Average Rating

The Pembrokeshire Murders é um exercício de televisão que não perde tempo em rodeios e entrega-nos duas prestações fabulosas de Luke Evans e Keith Allen. Podia explorar um pouco mais o impacto psicológico no seu protagonista, mas não deixa de ser um exemplo muito agradável de uma boa ficção true crime.

  • 83%

Comments