Mini-Reviews TV TV

Lupin – Midseason Finale – 1ª Temporada

Lupin Midseason Finale

CONTÉM SPOILERS DE LUPIN!

É tão satisfatório quando séries que tens expectativas tão baixas te surpreendem pela positiva! Lupin é a nova aposta da Netflix e é inspirada nos livros tão famosos de Arsène Lupin, o ladrão mais inteligente de toda a França. Assane Diop cresceu a ler estes romances de Maurice Leblanc, depois do seu pai ter sido injustamente incriminado por um crime que não cometeu e, por conseguinte, cometeu suicídio após ser condenado à prisão. Com apenas 14 anos, Assane descobre que os antigos empregadores do seu pai tinham na sua posse um colar real de grande valor monetário e estão envoltos numa conspiração e utilizaram o pai de Diop como bode expiatório para depositar as culpas. Agora adulto, Assane jura vingança contra os que estiveram envolvidos no sucedido e utiliza as técnicas de Lupin como meio para o conseguir.

Lupin Midseason Finale

O MELHOR:

Lupin é, de facto, uma brisa fresca num panorama desolado de cinema e televisão.

Omar Sy é um protagonista extremamente carismático e, depois do seu sucesso com Intouchables, o ator encontra aqui a matéria necessária para dar continuidade a uma carreira promissora. A sua personagem está repleta de camadas geniais que não o fazem ser um herói imbatível, mas sim um humano com uma missão muito própria. Há também todo um carisma social envolvente nas suas entrelinhas e que torna os twists ainda mais fogosos e interessantes. Apesar deste início da temporada ser curtinho demais, Lupin nunca nos dá momentos parados, estando continuamente a reinventar-se e a adicionar temáticas subjacentes que nos deixam sempre investidos sem desviar o olhar.

O jogo de polícia e ladrão com um fundo justiceiro é também apetecível, já que vamos observando de que forma a polícia tenta unir os pontos para encontrar o nosso carismático protagonista, para além de personagens secundárias (pelo menos na sua maioria) que encaixam perfeitamente no perfil necessário, como Fabienne Beriot, interpretada pela adorável Anne Benoît. Apesar de Lupin ser uma aventura que nos relembra daqueles twists muito cativantes de La Casa de Papel, é uma série que tem um charme muito próprio e o facto de utilizar Arsène Lupin como o seu veículo torna-a num thriller extremamente empolgante e que aproveita bem os seus clichés para o formato de binge-watching. Com twists abundantes e personagens carismáticas, Lupin é a primeira grande série de 2021 e uma que promete continuar a crescer com a chegada de novos episódios mais tarde.

Lupin Midseason Finale

O PIOR:

Mesmo que Lupin seja um registo surpreendente em muitos aspetos, tem obrigatoriamente que amadurecer.

Há inúmeras situações em que a série negligencia algumas das personagens chave da sua história, como a ex-esposa e filho do protagonista, para além de obrigatoriamente abrandar no “safar-se facilmente” das situações. Apesar de ser um começo que nos dá uma perspetiva interessante da inteligência de Assane, o público precisa de sentir que o protagonista também tem noção dos riscos que corre e que o perigo das suas ações pode ser bem real com o avançar do seu esquema. O cliffhanger do episódio final pode bem ser a rampa de lançamento para esta questão e fazer com que esta primeira parte introdutória seja cativante e necessária e que force Assane a repensar os seus métodos para salvar aqueles que lhe são mais queridos.

Espero também que a série não se foque inteiramente em enredos secundários romancistas porque Lupin acaba por ganhar por ser quase um one man show onde Omar Sy é claramente o rosto e a alma central de toda a narrativa. Ainda assim, as personagens devem continuar a serem melhor desenvolvidas e, se isto for percetível nos próximos episódios, estamos mesmo perante uma das melhores séries do ano. Aproveitem e desfrutem neste fim-de-semana das aventuras intrépidas de Arsène Lupin nos tempos modernos, com um protagonista genial e um enredo cativante.

Ainda não se sabe a data de lançamento dos próximos episódios da temporada.

Lupin Midseason Finale

Estado da Série: STAND-BY

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 85 100 1
85%
Average Rating

Lupin é uma aposta muito original e criativa da Netflix e é a primeira série do ano que irá agarrar todos ao ecrã, especialmente pelo seu protagonista carismático e o seu enredo repleto de twists. No entanto, ainda precisa de amadurecer nalguns aspetos para se tornar ainda melhor.

  • 85%

Comments