Mini-Reviews TV TV

Mysterious Planet – Series Finale – 1ª Temporada

Mysterious Planet Series Finale

CONTÉM SPOILERS DE MYSTERIOUS PLANET!

Para todos os que estão alheios à famosa “guerra de streaming“, um novo serviço emergiu em terras norte-americanas e que dá destaque às produções do famoso Discovery Channel. Discovery+ traz-nos uma das suas primeiras produções, narrada pelo sempre divertido David Schwimmer, o Ross Geller de Friends, sobre alguns dos mais misteriosos locais selvagens do nosso planeta. Somos levados pelas ilhas da Indonésia, onde dragões de Komodo assumem a liderança da cadeia alimentar; ficamos a conhecer o mistério que leva milhares de tubarões-baleia a reunirem-se na costa de Yucatán no México; descobrimos como é que os flamingos e os pumas se tornarão os reis das montanhas do fogo e do gelo; vemos a luta diária dos simpáticos macacos-gelada que habitam as montanhas da Etiópia e dos seus companheiros lobos que caçam os ratos da planície; e viajamos até à Mata Atlântica no Brasil, para nos preocuparmos com as milhares de espécies em risco de extinção. Mysterious Planet é uma nova forma educativa de nos relacionarmos com a natureza que, tem tanto de original, quanto precisa ainda de amadurecer nalguns aspetos.

Mysterious Planet Series Finale

O MELHOR:

Mysterious Planet, para além das típicas imagens maravilhosas, tem uma narração soberba de David Schwimmer.

Schwimmer age como um narrador divertido, constantemente a provocar sorrisos e gargalhadas enquanto viajamos para estes remotos locais do planeta e conhecemos alguns dos seus habitantes. É um registo muito diferente do que estamos habituados com o ícone (e jamais derrotável) Sir David Attenborough, e está longe também de uma seriedade que tanto caracteriza este género televisivo. Ao início, o espectador estranha esta forma tão dinâmica de Schwimmer de apresentar o mote de Mysterious Planet, e também fica algo surpreendido quando ele constrói piadas aparentemente espontâneas dentro da sua narração. É algo bizarro, para dizer o mínimo, mas a longo prazo surte efeito. Mysterious Planet acaba por, não só ser uma lição educativa interessante, como acaba por agarrar os maiores céticos deste género documental. É tão envolvente e tão original e refrescante que, quando Schwimmer surge nos primeiros minutos de cada episódio, já nos deixa com um sorriso esboçado no rosto.

Esta habituação a um novo tipo de narração pode ser a chave de mudança que os documentários focados no mundo natural necessitam para nos revitalizar a esperança da sua conservação e prosperidade, no meio de tantas atrocidades que nós, humanos, lhe fazemos. Apesar da abordagem das espécies ser algo desnivelada, um fator que abona imenso a favor de Mysterious Planet, é precisamente o fugir daquelas espécies mais comuns de animais que são demasiado abordadas por este tipo de televisão. É incrível não nos rendermos às histórias destes habitantes tão únicos e tão especiais de que ainda sabemos tão pouco, e ainda se torna mais bonito quando o narrador entende as nossas alegrias ao vê-los. Mas nem tudo é perfeito e, embora Mysterious Planet tenha quase todos os elementos certos para nos proporcionar o melhor dos entretenimentos (que conseguem, atenção), precisava de melhorar alguns aspetos.

Mysterious Planet Series Finale

O PIOR:

Apesar de haver pouco com que se possa criticar esta viagem tão interessante por locais inóspitos da Terra, há toda uma carência de abordagem nalguns dos episódios.

Mysterious Planet tem os episódios muito reduzidos em duração e isso é inimigo do seu progresso, já que se sente que a temática tem imensa matéria com que trabalhar. Enquanto que uns são bem mais caprichados, já outros episódios perdem-se um pouco em serem justos para as espécies principais que abordam. O problema maior é que se se prolongasse um pouco mais na duração e captasse mais comportamento dos animais, os episódios ganhariam ainda mais vida e mais intensidade. As explicações científicas são extremamente cativantes, mas removem o protagonismo daqueles que são os mais importantes focos de importância da série documental: os seres vivos e a forma como se comportam no seu meio.

Não quero dizer que isto ocorra em todos os episódios e este desequilíbrio acaba por tornar uns mais cativantes que outros e devia manter-se mais uniforme. Ainda assim é uma surpresa muito agradável e que vos irá dar uma experiência muito diferente em visualizar documentários de vida selvagem. E digo já que fiquei fã de David Schwimmer como narrador, uma vez que dá um toque muito próprio ao que vemos e ao que retemos de informação de Mysterious Planet.

Mysterious Planet Series Finale

Estado da Série: TERMINADA

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 80 100 1
80%
Average Rating

Mysterious Planet é uma das estreias do Discovery+ e é um registo muito interessante, que aborda o mundo natural menos conhecido de forma cómica e educativa, e muito disto deve-se ao talento do seu narrador.

  • 80%

Comments