Cinema Críticas

Crítica: Mogul Mowgli (2020)

Mogul Mowgli Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE MOGUL MOWGLI!

Este é definitivamente o momento de Riz Ahmed. O ator britânico conquistou-nos já com Sound of Metal, que poderá arrancar-lhe uma nomeação para o Óscar já este ano, e ainda nos presenteia com Mogul Mowgli. Uma história trágica de um rapper paquistanês, que antes de iniciar a sua primeira tour pelo país, recebe a infeliz notícia que tem uma doença degenerativa e que lhe arruína toda a sua carreira. É aqui que Zed se torna próximo novamente da sua família, mas os seus medos e receios transportam-no para visões passadas e ganham a forma de uma das figuras que mais temeu na sua vida.

Mogul Mowgli Critica de Cinema

Mogul Mowgli é um conto humano interessante e que, mais uma vez, traz Riz Ahmed no seu esplendor. O ator consegue criar personagens verdadeiramente cativantes e é expressivo o suficiente para nos deixar rendidos à sua atuação. Apesar de haver algumas semelhanças com Sound of Metal na construção da personagem, Mogul Mowgli infelizmente é demasiado instável (e curto) para ascender ao mesmo patamar. A narrativa, apesar de interessante, acaba por não ser linear na forma como o seu protagonista lida com a doença e o filme acaba por ser imaturo nalgumas situações com a mesma. Aliás, Mogul Mowgli podia muito bem ser ainda melhor que Sound of Metal, se apostasse mais na criação de uma figura mais emocional no centro da narrativa, para além de uma maior duração permitir que houvesse uma exploração maior da doença que afeta Zed e das repercussões que iria continuar a ter se o mesmo continuasse com a sua carreira.

Num registo simples e agraciado pela escrita do próprio Ahmed, Mogul Mowgli acaba por ser um conto urbano interessante mas que infelizmente não se torna inesquecível. O facto da construção da personagem principal ser muito semelhante ao seu filme anterior acaba por remover brilho a este, sendo que o espectador depressa reconhece as parecenças através da prestação de Ahmed. O processo psicológico de degradação está repleto de falhas inconsistentes, ainda que algumas sejam intrigantes. Talvez uma forma de agarrar mais o público seria explorá-los de forma mais linear e revelar os maiores traumas que Zed passou ao longo da sua vida. Mas há que dar mérito a Riz Ahmed pela sua versatilidade e por ser provavelmente dos atores britânicos que não tem receio de enveredar por caminhos pouco convencionais para dar um toque pessoal às suas prestações.

Mogul Mowgli Critica de Cinema

Mesmo que Mogul Mowgli não seja nada de propriamente extraordinário, é competente em criar uma relação bonita entre pai e filho, envolta em mistérios que, infelizmente, não são explorados na sua totalidade. Ainda assim, para os fãs do ator, é um filme que vale a pena guardar, já que é de visualização rápida e remata um ano em cheio para o mesmo.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Mogul Mowgli

Título Original: Mogul Mowgli

Realização: Bassam Tariq

Elenco: Riz Ahmed, Anjana Vasan, Aiysha Hart, Nabhaan Rizwan, Alyy Khan.

Duração: 90 min.

Trailer | Mogul Mowgli

Comments