Cinema Críticas

Crítica: Shadow in the Cloud (2020)

Shadow in the Cloud Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE SHADOW IN THE CLOUD!

Eu raramente consigo ser tendencioso com o cinema, mas reconheço os meus guilty pleasures. Shadow in the Cloud é um filme que é tão mau na sua totalidade que, mesmo assim, não consigo negar um apreço próprio que nutri. Maude Garrett é uma jovem piloto que tem uma encomenda de extrema importância para levar para a sua terra natal em plena 2ª Guerra Mundial. Ao reconhecer que os seus colegas de viagem são tudo menos afáveis e que um estranho inquilino animalesco se apodera da fortaleza voadora, Maude precisa fazer de tudo para proteger a sua missão e sobreviver aos perigos que a rodeiam.

Shadow in the Cloud Critica de Cinema

Shadow in the Cloud é um filme curtinho que é realizado por Roseanne Liang e que tinha tudo para ser extremamente competente, não fosse afogar-se em exageros pouco credíveis. Tem uma prestação extremamente empolgante de Chloë Grace Moretz e alguns twists porreiros que tornam os eventos mais interessantes. É também um pequeno filme que não tem medo de se insurgir no panorama feminista atual e isso dá-lhe ainda mais garra, apesar de perder a noção daquilo que é credível em termos humanos. Enquanto que os diálogos e os momentos de tensão do primeiro ato são incrivelmente acutilantes, já no segundo ato o filme começa a tomar proporções algo irrealistas porque tem ambições maiores do que devia.

Apesar de todo o reconhecimento negativo de Shadow in the Cloud, há todo um charme próprio que o filme consegue trabalhar em quase toda a sua duração, fazendo com que o espectador esteja em constante reboliço e receoso com os eventos que se irão seguir. O maior problema é precisamente a necessidade de “elevar a escala” quando Shadow in the Cloud ficaria ainda melhor se se mantivesse simples, sem atos heroicos que desafiam a gravidade ou ação constante que se torna irrealista e uma tentativa de “blockbusterizar” um filme que não tem essa génese. A banda-sonora, as nuances de todo um visual retro, e um monstro que aterroriza mais do que compreendemos dele, acabam por surtir efeito a longo prazo, provando que ainda há alguma criatividade por parte da realização.

Shadow in the Cloud Critica de Cinema

O twist que dá uma grande pujança a Shadow in the Cloud surge no momento certo para nos provocar um impacto ainda maior, mesmo que depois seja desperdiçado pelos motivos que mencionei em cima. Seja como for, Shadow in the Cloud é um filme que acaba por se tornar demasiado ambicioso e perde o seu rumo, passando de um thriller e drama intensos, para uma ação desmiolada à lá Velocidade Furiosa no céu. No entanto, acaba por tocar em temas interessantes e por ter um primeiro ato muito competente e que vai apelar-vos certamente por ter uma protagonista altamente carismática e um monstro aterrador que surge sempre quando menos esperamos.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: A Sombra nas Nuvens

Título Original: Shadow in the Cloud

Realização: Roseanne Liang

Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Beulah Koale, Taylor John Smith, Callan Mulvey, Benedict Wall.

Duração: 83 min.

Trailer | Shadow in the Cloud

Comments