Cinema Críticas

Crítica: Promising Young Woman (2020)

Promising Young Woman Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE PROMISING YOUNG WOMAN!

Bem, por esta não esperava! Nesta corrida aos Óscares e depois de ter sido já agraciado por Nomadland, Ma Rainey’s Black Bottom e tantos outros, perdi as expectativas sobre os meus favoritos na corrida. No entanto, eis que Promising Young Woman revoluciona tudo aquilo que tinha pensado até agora. Certamente que será um daqueles incompreendidos desta corrida às estatuetas, mas é um que toca em temas delicados e sensíveis e é equilibrado nas doses de drama, comédia e thriller para proporcionar uma daquelas surpresas inesperadas e que consegue deixar-nos com um espírito leve mesmo dentro de um tema pesado.

Promising Young Woman Critica de Cinema

Cassandra Thomas é uma jovem que viveu uma experiência traumática durante o seu crescimento e decide vingar-se de todos os intervenientes da mesma, deixando-se embebedar em bares e surpreender aqueles homens lascivos que estão sempre à procura de “carne fácil” com que se entreterem e abusarem. Sem querer denunciar muito mais desta estranha história repleta de twists de nos deixar com um arregalar de olhos genuíno, Promising Young Woman tem como tema principal a violação e todo o contexto de menosprezo perante as vítimas que sobrevivem a essa mesma experiência. É um filme tão diferente do habitual e tão criativo em expor o seu mote, que se torna numa sátira sem pudor e sem problemas em chocar. Esta atitude é proveniente da realizadora e argumentista Emerald Fennell, que conhecemos como atriz na mais recente temporada de The Crown.

Fennell é irrepreensível e corajosa, brincando com diversos géneros para trazer uma chamada de atenção poderosa à masculinidade tóxica e opressiva que ainda habita nesta sociedade problemática. É uma reflexão que age de diversas formas que serão muitas vezes incompreendidas pelo público que o irá ver. Na minha perspetiva, Promising Young Woman é uma daquelas sátiras cujo propósito é refletir sobre as dificuldades em fazer-se justiça perante algo que muitos assumem não ser verdade e que colocam em causa a integridade da dita vítima. Carey Mulligan é maravilhosa… talvez seja um elogio leve… é magnífica e extraordinária, num registo que a catapulta para uma versatilidade incrível. É nela que se centra todo o foco narrativo, para além de ser a responsável por abarcar na sua personagem todos estes toques diferentes de humor, dramatismo, e atitude revolucionária perante algo que, de alguma forma, se torna heroico.

Promising Young Woman Critica de Cinema

Mesmo que caia nalguns exageros aqui e acolá, é impossível censurar-se esta atitude progressiva de Fennell e desta forma sublime como consegue tornar algo tão denso e pesado psicologicamente num produto que ainda é capaz de nos fazer rir. Promising Young Woman ganhou o seu título de uma história verídica onde um jovem foi condenado por violação em 2016 na Universidade de Stanford e ainda foi apelidado de “promising young man“. Esta ironia social é tão poderosa no filme que o eleva a algo único e a ser visto e revisto. E não é só pela sua mensagem, já que a banda-sonora coloca alguns temas nas doses certas, dando um look cool e juvenil à temática, para além de uma caracterização fenomenal da protagonista. Portanto, se estava ainda com dúvidas quanto aos candidatos mais evidentes e, mesmo que venha para casa de mãos a abanar, Promising Young Woman é já um dos meus prediletos desta altura importante de prémios e um que espero consiga alcançar todo o estatuto que merece. Isto é cinema corajoso, impetuoso e artístico.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: Uma Jovem Promissora

Título Original: Promising Young Woman

Realização: Emerald Fennell

Elenco: Carey Mulligan, Adam Brody, Ray Nicholson, Sam Richardson, Timothy E. Goodwin, Clancy Brown, Jennifer Coolidge, Laverne Cox, Alli Hart, Loren Paul, Bo Burnham, Christopher Mintz-Plasse, Alison Brie, Lorna Scott, Connie Britton, Casey Adams, Molly Shannon, Max Greenfield, Chris Lowell, Alfred Molina.

Duração: 113 min.

Trailer | Promising Young Woman

Comments