Cinema Críticas

Crítica: Your Name Engraved Herein (2020)

Your Name Engraved Herein Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE YOUR NAME ENGRAVED HEREIN!

Há surpresas e surpresas. Pena que a minha lista de Top 20 Best Movies of 2020 já foi lançada, porque certamente incluiria esta pequena pérola do Taiwan nela. Your Name Engraved Herein é um drama belíssimo sobre um amor LGBTIQ+ numa época de opressão e revolução cultural que implicou o afastamento de dois melhores amigos que começa a descobrir que estão mais apaixonados um pelo o outro do que aquilo que querem inicialmente acreditar. Jia-han é reservado, não tendo muitas competência sociais, vivendo na sua bolhinha, até que o seu amigo Birdy se infiltra na sua vida; Birdy é ousado, foge das convenções sociais, despreocupado em viver a vida e em fazer frente ao sistema opressivo que o rodeia. A Lei Marcial foi decretada no final dos anos 80 no Taiwan, mas as mazelas sociais ainda se faziam sentir, já que todos tinham medo de se denunciar em plena luz do dia. À medida que o tempo passa, o amor entre Jia-han e Birdy começa a ficar cada vez mais intenso e os ciúmes começam a criar uma barreira entre ambos, quando Birdy arranja uma namorada na escola.

Your Name Engraved Herein Critica de Cinema

Your Name Engraved Herein é um filme extraordinário, com uma complexidade sentida e que tira proveito do contraste de personalidades dos seus protagonistas, encarnados por Edward Chen e Jing-Hua Tseng na sua versão mais jovem. Ambos são extraordinários e revelam um à vontade perante a câmara inigualável, proporcionando aquela que é a relação amorosa mais difícil de que tenho memória no cinema. É de uma doçura e pureza incrível, já que os atores acabam por trazer as emoções à flor da pele sem nunca caírem em exageros nem em melodramatismos desnecessários. Claro que há certas arestas argumentativas que podiam ter sido melhor trabalhadas, mas Your Name Engraved Herein tem todo um conjunto de pequenos pormenores deliciosos que o tornam tão acutilante. Acima de tudo, é no foco nestes dois protagonistas distintos e em toda uma génese identitária camuflada por sentimentos de medo, receio e, acima de tudo, desejo e amor, que Your Name Engraved Herein ganha toda uma vida própria e muito pessoal.

Não é um filme que tenha aspetos técnicos maravilhosos, ou valores de produção que deixem qualquer um deslumbrado. É um filme humano, que conta uma história capaz de levar qualquer um às lágrimas e que rompe com preconceitos e construções formulaicas sociais que, infelizmente, ainda são visíveis na sociedade atual. E este não é aquele romance convencional que pensam que é, já que nunca esperemos bem aquilo que irá acontecer aos dois protagonistas. Com um elenco muito competente mas, especialmente, os dois atores jovens principais, Your Name Engraved Herein é um filme que transcende o tempo e a sociedade e que vos vai deixar a pensar sobre todos aqueles valores de aceitação que até hoje preferiram ignorar. É este tipo de cinema que marca pela diferença e que abre mentalidades numa sociedade que cisma em oprimir quem quer apenas viver conforme nasce.

Your Name Engraved Herein Critica de Cinema

Para encerrar o ano da melhor forma, Your Name Engraved Herein é aquela surpresa maravilhosa que tem muito para ensinar, com todo um rol de características argumentativas deliciosas e que marcam pela diferença. Portanto, antes de o ano terminar, deem uma oportunidade a este filme proveniente do Taiwan e desfrutem de um romance muito diferente do habitual e que rompe com tudo o que foi feito até hoje nos dramas LGBTIQ+.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Teu Nome Gravado em Mim

Título Original: Your Name Engraved Herein

Realização: Kuang-Hui Liu

Elenco: Edward Chen, Jing-Hua Tseng, Jean-François Blanchard, Akira Chen, Leon Dai, David Hao-Chi Chiu, Fabio Grangeon, Honduras, Mountain Kao.

Duração: 118 min.

Trailer | Your Name Engraved Herein

Comments