Mini-Reviews TV TV

Detention – Season Finale – 1ª Temporada

Detention Season Finale

CONTÉM SPOILERS DE DETENTION!

Proveniente do Taiwan, Detention é a adaptação de um videojogo do mesmo nome, onde acompanhamos a bizarra história de uma jovem que se suicidou numa escola severa e rigorosa e que começa a aparecer anos mais tarde a uma nova jovem prodigiosa. Ao descobrir o passado terrível por que a aluna passou, Liu começa a ser possuída pelo espírito e juntas encontram uma forma de coexistirem e procurarem justiça. Detention é uma aposta da Netflix que infelizmente não chega a nenhum lado em concreto, embora tenha alguns momentos interessantes pelo caminho.

Detention Season Finale

O MELHOR:

Mesmo que não haja muito a reter de Detention, a série consegue trabalhar bem a dinâmica entre as personagens.

Não é apenas a protagonista fantasmagórica que rouba os louros, já que a jovem Ling-Wei Lee acaba por se revela uma caixinha de surpresas. As interações entre as personagens são também engraçadas, já que há todo um desenvolvimento gradual das mesmas em torno dos mistérios mais evidentes da série. O retrato da escola opressiva é também interessante, já que estamos constantemente a duvidar dos intervenientes e a condenar os seus atos, quer sejam eles evidentes, ou não. Para não alimentar spoilers, os curiosos que se dirijam à plataforma.

Mas o problema maior é que Detention perde muito impacto por ter situações de terror penosas e mal concebidas, relacionados com as tentativas dos estudantes de evocarem o espírito da sua falecida colega. Há também todo um conjunto de problemas que impedem Detention de ascender a um patamar superior.

Detention Season Finale

O PIOR:

Como referi anteriormente, os elementos de horror são muito pouco aproveitados, caindo numa realização preguiçosa e perdendo o seu impacto no espectador.

Para além disso, há todo um trabalho de câmara bizarro que, ora adquire uma técnica mais profissional e outra mais amadora… Isto remove a nossa envolvência com a história e com a seriedade com que a sua temática deve ser levada. Detention é uma produção que tem algumas carências orçamentais e continua sem preocupações a fazer o que tem a fazer, sem optar por um sistema mais básico ou sequências não tão exigentes nesses termos. Não quer dizer que não consiga ter alguns aspetos porreiros, mas o sumo geral que se ganha é muito pobre e um conteúdo algo suave para uma temática que devia apostar na sua intensidade dramática.

Não é fácil encontrar um nicho neste panorama agressivo de produções televisivas, e ainda bem que a Netflix está a apostar cada vez mais em conteúdo asiático. Infelizmente, Detention é algo que não irá ser de fácil digestão para ninguém, não pela quantidade de terror que contém em si, mas pela leveza com que trata a sua temática, preferindo ser algo mais fantástico do que realmente devia ser.

Detention Season Finale

Estado da Série: STAND-BY

Leiam outras Mini-Reviews aqui.

0 52 100 1
52%
Average Rating

Detention é uma adaptação muito vulgar de algo que se devia manter pela simplicidade e apostar na intensidade dramática das personagens e não num worldbuilding pouco substancial em termos de terror.

  • 52%

Comments