Cinema Críticas

Crítica: The Empty Man (2020)

The Empty Man Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE EMPTY MAN!

Uma entidade sobrenatural toma posse do corpo das suas vítimas e leva-as a cometer atrocidades sem precedentes. Um ex-polícia investiga o desaparecimento misterioso de uma jovem que está relacionada com esta força paranormal, a quem dão o nome de “The Empty Man“. Eis que há alguém que gosta de prolongar aquilo que ficaria bem num filme curtinho e direto.

The Empty Man Critica de Cinema

The Empty Man é escrito e realizado por David Prior e é baseado numa banda-desenhada. É um filme que tenta adotar um estilo próprio e explorar toda uma mitologia desnecessariamente básica para que os espectadores sintam que estão, de alguma forma, a ver um “épico sobrenatural”. É todo um filme que se explora pomposamente, utilizando uma premissa básica como impulsionador de duas horas e tal de puro sofrimento entediante. O seu protagonista é muito carismático, sob a forma de James Badge Dale, mas toda a construção narrativa é demasiado longa, recheada de momentos desnecessários e que não traz nada de absolutamente novo para o espectador.

É claro que tem sempre alguma situação ou outra bem conseguida, mas The Empty Man não se torna mais cativante por se prolongar… muito pelo contrário. A verdade é que as personagens secundárias acabam por enfraquecer por este aprofundar exaustivo da sua temática, que em vez de ser simplificada, só é alimentada por um cineasta ambicioso e que quer marcar pela diferença… isso seria possível se The Empty Man tivesse material suficiente para isso. Não tem, é esticado e esticado e esticado e o espectador acaba por não ter paciência para continuar. Ainda que nem tudo seja mau, como já mencionei em cima, há todo um trabalho atrás das câmaras que podia evitar alguns dos seus exageros. The Empty Man carece de uma banda-sonora palpitante e de momentos de tensão mais intensos, nunca se equilibrando convenientemente entre drama e terror. Esta falta de balanço acaba por se refletir na fraca presença das personagens secundárias e numa história que é mais pretensiosa do que devia.

The Empty Man Critica de Cinema

Não é mau ter-se ambições, mas com uma temática tão simples como a de The Empty Man, é quase um crime torná-lo num filme tão preguiçoso e com tão pouco impacto. Mesmo que me tenha rendido ao seu protagonista, acreditem que James Badge Dale merece mais atenção do que realmente tem, The Empty Man é uma desilusão tremenda, com uma narrativa que nunca sabe bem onde assentar e com uma duração extenuante e cansativa que anda aos círculos para contar algo muito simples e direto. Atenção a andarem a fazer aquele somzinho no gargalo das garrafas de vidro, senão o The Empty Man ainda vos estraga o Natal!

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Homem Vazio

Título Original: The Empty Man

Realização: David Prior

Elenco: James Badge Dale, Stephen Root, Joel Courtney, Sasha Frolova, Marin Ireland, Samantha Logan, Aaron Poole, Robert Aramayo, Evan Jonigkeit.

Duração: 137 min.

Trailer | The Empty Man

Comments