Cinema Críticas

Crítica: The Midnight Sky (2020)

The Midnight Sky Critica de Cinema

CONTÉM SPOILERS DE THE MIDNIGHT SKY!

George Clooney regressa ao ecrã com um filme de ficção científica, que se foca num cientista solitário que se refugia no Ártico após uma catástrofe global ter assolado o planeta, e tenta contactar e convencer uma equipa de astronautas a não aterrar na Terra. The Midnight Sky é uma obra realizada e protagonizada por Clooney e conta ainda com Felicity Jones e David Oyelowo nos principais papéis. É um filme que é visualmente interessante, mas é totalmente redundante.

The Midnight Sky Critica de Cinema

The Midnight Sky é um filme pobre que não traz absolutamente nada de novo para o espectador. Tenta adquirir um tom artístico diferente para lhe dar um certo charme, mas a sua história, espremida, não tem conteúdo absolutamente nenhum. Aliás, The Midnight Sky até acaba por ser revoltante porque nos espeta com um plot twist no final praticamente sem criar tensão ou entusiasmo, acabando por não convencer. Apesar das prestações, na sua maioria serem competentes, as personagens carecem de camadas ou de backgrounds que nos puxem a criar empatia com as mesmas; para além de não haver um equilíbrio no tempo de antena das mesmas. Mesmo o worldbuilding de The Midnight Sky é muito pouco explorado, com sequências que não revelam o cenário ou o catalisador deste mundo pós-apocalíptico.

Clooney tem alguns planos interessantes e a banda-sonora de Alexandre Desplat são alguns dos pontos mais positivos de The Midnight Sky. O facto de o filme tentar ser contemplativo de nada adianta se não há propriamente um conteúdo a que o espectador se possa agarrar e criar algum tipo de ligação, quer com as personagens, quer com a história em si. É pena que durante duas horas somos levados para trás e para a frente e acompanhar a vida de cientistas e astronautas que não têm muito para nos oferecer. O conhecimento que se tem de outros filmes do género já nos deixou bem elucidados para a realidade de The Midnight Sky. George Clooney não deixa de ser um realizador e ator competente, mas a ficção científica, de facto, não é o seu ramo.

The Midnight Sky Critica de Cinema

The Midnight Sky prometia muito e entrega muito pouco, tornando-se um exercício de cinema banal e desprovido de alma; que não traz nada de novo para o género da ficção científica e desperdiça talentos em personagens baças e pouco empáticas, tentando tornar-se dramático e cativante no final, mas vem tarde de mais para o fazer. É uma das maiores desilusões do ano e uma que merecia um tratamento melhor.

Leiam outras Críticas aqui.

Título: O Céu da Meia-Noite

Título Original: The Midnight Sky

Realização: George Clooney

Elenco: George Clooney, Felicity Jones, David Oyelowo, Caoilinn Springall, Kyle Chandler, Demián Bichir, Tiffany Boone, Sophie Rundle, Ethan Peck, Miriam Shor.

Duração: 122 min.

Trailer | The Midnight Sky

Comments